Fala durante o sono? Eis 10 factos surpreendentes sobre esta condição

Este é um hábito curioso que pode ser provocado por diversos fatores

Será que você fala durante o sono? É bastante habitual que as pessoas possam não conhecer este seu “hábito” pessoal até que outra pessoa alerte para essa situação. Afinal já todos ouvimos histórias engraçadas (ou não) sobre pessoas que falam ao longo da noite.

Isto pode acontecer através de uma simples emissão de sons sem sentido, palavras únicas ou até conversas inteiras nas quais o indivíduo é inclusive capaz de responder a perguntas. A intensidade com que se fala pode variar bastante: de sussurros discretos a gritos reais. Estas palavras podem também ser acompanhadas de emoções, como riso ou o choro.

[Leia também: 5 alimentos deliciosos que prometem ajudar a melhorar o seu sono]

Este é um hábito normalmente inofensivo, no entanto, falar durante o sono pode ser um sinal de um distúrbio mais grave, como a apneia do sono, o pânico noturno, distúrbios durante o REM (Rapid Eye Disroder, a fase do sono na qual ocorrem os sonhos mais vívidos) ou sexomnia. As pessoas também podem começar a falar durante o sono quando têm febre, têm insónias durante muito tempo, depressões, stress ou consomem álcool e drogas antes de se deitarem.

Conheça agora 10 factos curiosos que o vão ajudar a compreender melhor esta condição, recolhidos pelos especialistas do portal Considerable.

 

  1. Falar durante o sono é um distúrbio também conhecido por somniloquia.
  2. Em muitos casos esta é uma patologia associada a fatores genéticos, pelo que é algo que pode ser partilhado por diversos membros de uma família.
  3. Este tipo de discurso involuntário noturno é habitualmente mais compreensível para os parceiros durante a fase de sono REM. Ao longo das outras fases pode ser mais difícil entender bem os sons e palavras.
  4. O falar durante a noite é mais comum em homens e em crianças
  5. É comum que as crianças deixem de registar este fenômeno ao chegarem à idade adulta – estima-se que apenas 5% da população adulta tenha este tipo de distúrbio.
  6. O stress, o álcool, as drogas, a febre, ansiedade, depressão e falta de sono são alguns dos fatores que podem provocar esta situação.
  7. Falar durante o sono não é considerado algo perigoso ou problemático. No entanto caso surgir apenas depois dos 25 anos, então poderá ser sinal de algo mais grave pelo que se deve consultar um médico.
  8. Este tipo de distúrbio de sono pode desaparecer durante uma fase da vida e regressar anos mais tarde.
  9. Apesar de poder ser explicado por fatores biológicos, existem também fatores emocionais e psicológicos que podem estar associados a este tipo de distúrbio, que pode representar uma manifestação de certos traumas ou conflitos internos.
  10. Habitualmente estes períodos de discurso noturno não duram mais de 30 segundos.

 

 

[Leia também: Dicas para uma boa noite de sono]

 

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...