Os sulfatos são as principais substâncias que formam a espuma do champô, responsável pela eliminação da oleosidade e dos resíduos do cabelo. Assim, quanto mais sulfato, mais espuma.
O sulfato é um sal que se forma quando o ácido sulfúrico reage com outros produtos químicos. Embora vários tipos de sulfatos sejam usados nas indústrias, lauril sulfato de sódio (SLS) e lauril sulfato de sódio (SLES) são os dois sulfatos mais comuns e utilizados.
Os sulfatos são considerados agentes de limpeza. Diz-se que têm propriedades de limpeza mais profundas, em comparação com outros ingredientes de limpeza. Os sulfatos pertencem à classe dos surfactantes aniónicos que eliminam as substâncias.
Ao retirar a oleosidade natural do couro cabeludo, dependendo do nível da limpeza, os fios de cabelo podem ficar secos e desidratados. Nas fórmulas sem tensioativos sulfatados, estes são substituídos por tensioativos naturais à base de plantas como o glucósido de coco.
Benefícios do champô sem sulfato
Os champôs que não tem sulfatos são excelentes para quem tem cabelo oleoso, já que ajudam a tratar e a controlar esse excesso.
- Mantêm a intensidade da cor dos fios de cabelo;
- Previnem as alergias do couro cabeludo;
- Mantêm a hidratação natural dos fios de cabelo, deixando os cabelos quimicamente danificados mais saudáveis e bonitos;
- Ajudam na hidratação natural dos cabelos crespos;
- Previnem a queda dos fios de cabelo.
De acordo com os especialistas com a falta dos detergentes, o cabelo pode ficar com uma oleosidade em excesso, caspa, dermatite seborreica e outros problemas. Assim, use o champô sem sulfato moderadamente, intercalando com outros.