Com um sabor picante, o gengibre pode ser usado em pratos salgados ou doces, e sob diferentes forma: fresco, seco, em conserva, em capsulas ou cristalizado.
Bastante usado em programas de desintoxicação do organismo, é considerado um poderoso anti-inflamatório, anticoagulante, antioxidante e bactericida, sendo utilizado no tratamento de náuseas, vómitos, dores de cabeça, congestão do peito, cólera, gripe, diarreia, dor de estômago, reumatismo e doenças nervosas, além de se apresentar como um excelente remédio para inflamação da garganta, asma e bronquite.
O gengibre pode ser utilizado como antibiótico, além de possuir componentes que tratam a depressão, uma vez que estimula os centros vasomotor e respiratório.
Já o chá de gengibre é indicado para quem tem tensão alta. Ao conter antioxidantes e outras substâncias que ajudam a aliviar a inflamação do esófago, o chá de gengibre ajuda na diminuição das contrações do estômago, o que diminui a sensação de azia.
O extrato de gengibre melhora as funções cognitivas e a redução da perda de células nervosas. Logo, o gengibre pode ser bom para prevenir doenças como Alzheimer, Parkinson e AVC.
Ação antioxidante e anti-inflamatória
A ação antioxidante do gengibre pode melhorar a saúde e bem-estar geral do organismo. A propriedade antioxidante, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, prevenindo constipações e retardando os efeitos do envelhecimento precoce.
Já as propriedades anti-inflamatórias são benéficas no sentido de prevenir contra artrites, dores musculares e doenças respiratórias.