Porém, esta foi na verdade trazida por comerciantes e missionários portugueses no século XVI. A fritura foi uma das principais formas de cozinhar peixe em Portugal e Espanha durante centenas de anos, com receitas de peixe frito em massa de ovo a surgirem em livros de receitas árabes espanhóis já no século XIII.
Conta a lenda que, em 1543, um navio chinês com três marinheiros portugueses a bordo dirigia-se para Macau quando foi desviado da sua rota e acabou por ir parar à ilha japonesa de Tanegashima.
António da Mota, Francisco Zeimoto e António Peixoto, os primeiros europeus a pisarem solo japonês, foram considerados “bárbaros sulistas” pelos habitantes locais.
Contudo, os japoneses estavam no meio de uma guerra civil e, eventualmente, começaram a negociar com os portugueses, principalmente em armamento.
Este negócio resultou na criação de um entreposto comercial português no Japão, tendo começado com armas de fogo e avançado, posteriormente, para outros artigos como sabão, tabaco, lã e mesmo receitas, incluindo obviamente a tempura, que rapidamente se tornou um produto de consumo básico.