O envelhecimento da pele torna-se visível com a chegada da menopausa devido aos níveis baixos de DHEA – conhecido como a hormona da juventude.
Neste período, a produção de colágeno diminui e acontece uma redução progressiva de ácido hialurónico e outros componentes que ajudam a preencher a pele, aumentando a flacidez e as rugas.
Apesar de ser comum a pele ficar mais seca na menopausa, existe sim a possibilidade de a mulher apresentar uma região mais oleosa. Com a queda do estrogénio, acontece uma acentuação de outra hormona que não desaparece à mesma velocidade: a testosterona, que pode levar ao aumento de pelos, da oleosidade e da acne.
No período da menopausa, a pele pode sofrer algumas alterações como:
Ressecamento
Perda da elasticidade
Fica mais fina
Com manchas
Rugas
Sensível
Muito seca ou oleosa
Limpeza da pele: Cuidado para não piorar o ressecamento com sabonetes. Procure os mais leves e próprios para pele seca (normalmente pouca espuma), de preferência próprios para o rosto. Fique longe dos anti-oleosidade, que vão secar mais. Para complementar a limpeza use um tónico facial hidratante.
Maquilhagem: Nunca vá dormir com maquilhagem. Durante as horas de sono, a pele aproveita para se regenerar e oxigenar. Por isso é importante que cumpra os seguintes três passos: limpeza, tonificação e nutrição.
Hidratação da pele: A pele fica mais seca porque as glândulas sebáceas ficam menos ativas. Por isso é importante hidratar a pele muito mais do que quando se é mais jovem. As linhas finas, principalmente, ficam muito mais evidentes se a pele está desidratada. Ao invés de usar séruns, troque por cremes mais emolientes. Até mesmo os óleos vegetais podem ser usados para hidratação.
Cuidado com a área dos olhos e o pescoço: A área dos olhos já é naturalmente mais seca, por isso exige mais atenção. Muita gente usa os melhores cremes no rosto e esquece-se do pescoço, que acaba por ficar com mais rugas.
Use filtro solar: Apesar de muitas de nossas manchas e rugas serem causadas pela exposição ao sol aos 20, 30 anos de idade, não podemos descuidar a proteção solar. Até porque a proteção natural da pele também diminui com a idade. Não saia de casa sem aplicar um protetor SPF 30 ou mais alto.
Inclua máscaras faciais: As máscaras faciais são excelentes para tratar a pele. As argilas são ricas em minerais que atuam na formação de colágeno, melhorando a elasticidade da pele e ajudando a amenizar olheiras. Por ser suave, pode ser usada em peles delicadas.