Amor ao cabelo. Os melhores truques para os homens reduzirem a perda de cabelo

Fenómeno natural que afeta quase um terço da população mundial. Os homens perdem cerca de 100 cabelos todos os dias.

A existência da perda de cabelo pode ser suscitada por variadas razões, desde o tipo de dieta alimentar, efeitos de alguns medicamentos, o stress, a poluição ou a própria genética da pessoa. Colocar um boné, chapéu ou capacete também pode ser outra razão nos homens.

A pensar nos homens que veem na perda de cabelo um drama das suas vidas, a médica especialista em assuntos capilares Sakshi Sareen, compilou uma lista com 20 soluções para ajudar a reduzir ou lidar com a perda de cabelo.

1- Lave regularmente o cabelo com shampoo suave

A lavagem regular do cabelo faz parte da prevenção da perda de cabelo, como forma de manter o cabelo e o couro cabeludo limpos. «Essa prática pode contribuir para reduzir o risco de infeções e caspa», que podem levar à quebra ou perda de cabelo. Além disso, «os cabelos limpos dão a impressão de mais volume».

2- Vitamine-se

As vitaminas tanto podem melhorar o seu bem-estar geral, como podem tornar o seu cabelo mais saudável. «A vitamina A incentiva a produção saudável de sebo no couro cabeludo, enquanto a vitamina E melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo para ajudar os folículos capilares a permanecerem produtivos e a vitamina B ajuda o cabelo a manter uma cor saudável».

3- Enriqueça a dieta com proteínas

Comer carnes magras, peixe, soja ou outras proteínas pode promover a saúde do cabelo e, por sua vez, ajudar a minorar a perda de cabelo.

4- Massaje o couro cabeludo com óleos essenciais

A especialista sugere, para aqueles que sofrem de perda de cabelo há algum tempo, que experimentem massajar o couro cabeludo com óleo essencial por alguns minutos. Pois isso «ajuda os folículos capilares a permanecerem ativos».

5- Evite escovar os cabelos molhados

«Quando o cabelo está molhado, está no seu estado mais fraco», pelo que escovar os cabelos molhados, pode aumentar o risco de perda de cabelo. «Use os dedos para desfazer os emaranhados de cabelos», além disso, evite escovar os cabelos com muita frequência, pois isso «pode danificá-los e aumentar a frequência da sua queda». Se tiver de pentear os cabelos molhados, «em último caso utilize um pente de dentes largos».

6- Sumo de alho, de cebola ou de gengibre

«Crie a rotina durante uma semana de esfregar um desses sumos no seu couro cabeludo, deixe-o durante a noite e lave-o pela manhã».

7- Mantenha-se hidratado

«O eixo do cabelo é composto por um quarto de água, portanto, beba pelo menos quatro a oito copos de água por dia», para se manter hidratado e, assim, «fomentar o crescimento de cabelos saudáveis».

8- Esfregue chá verde no cabelo

Outra hipótese conhecida é a de esfregar chá verde no cabelo. «Prepare dois saquinhos de chá verde num copo de água, deixe esfriar e depois aplique no cabelo. Enxague bem o cabelo após uma hora. Experimente fazer isso regularmente entre uma semana e dez dias».

9- Deixe o cabelo secar naturalmente

Para manter o seu cabelo saudável, segundo a especialista, «deve saber como cuidar deles, e assim, evitar esfregar o cabelo com uma toalha», pode ser outra medida a adotar na sua rotina higiénica.

10- Reduzir bebidas alcoólicas

A especialista sugere, também, «a redução ou abolição do consumo de álcool, pois este reduz o crescimento do cabelo».

11- Evite fumar

«Fumar reduz a quantidade de sangue que flui para o couro cabeludo e isso causa uma redução no crescimento do cabelo».

12- Atividade física

Todos os dias, «caminhar, nadar ou andar de bicicleta, durante pelo menos 30 minutos ajuda a equilibrar os níveis hormonais, reduzindo os níveis de stress e a queda de cabelo».

13- Meditação

Sakshi Sareen encontra evidências médicas que vinculam o stress à perda de cabelo. Uma das maneiras de reduzir o stress é a prática de meditação. «Terapias alternativas, como a meditação ou o ioga, além de reduzirem o stress, ainda restauram o equilíbrio hormonal».

14- Evite sujeitar o cabelo a altas temperaturas

«O calor enfraquece as proteínas do cabelo, e o aquecimento e a secagem constantes podem enfraquece-lo e torna-lo mais frágil», o que pode aumentar a perda de cabelo.

15- Mantenha sua cabeça livre de suor

«Homens com cabelos oleosos podem ter caspa durante o verão, quando a transpiração e o risco de queda de cabelo é maior». Além disso, durante essa estação do ano, à medida que o suor se acumula nos poros, este enfraquece as raízes capilares». Os homens que usam capacete, chapéus ou bonés podem sofrer, ainda mais, com uma grande perda de cabelo no verão.

16- Mude o estilo do seu cabelo (para homens com cabelos longos)

«Se estiver a perder muito cabelo ultimamente, deve soltar o cabelo». Penteados como rabos-de-cavalo, tranças e penteados artificiais «puxam os cabelos ou os folículos capilares e podem eventualmente causar calvície».

17- Cuide da sua saúde

Problemas de saúde podem ser precursores da perda de cabelo. «Certifique-se de que está a lidar com doenças crónicas, febre alta e infeções adequadamente para garantir a saúde do seu cabelo».

18- Vigie os medicamentos

Certos medicamentos podem ter efeitos colaterais e um dos quais pode ser a perda de cabelo. «Consulte um médico para perguntar sobre as condições em que deve tomar e se, caso esteja a perder cabelo, pode trocar por outro».

19- Mantenha-se longe de produtos químicos

Produtos químicos agressivos e produtos para coloração permanente do cabelo podem ser prejudiciais à saúde do mesmo. «Quando estiver com perda de cabelo, é aconselhável que não tente colorir o cabelo».

20- Agende consultas regulares com o seu médico de família

Existem muitas condições de saúde, particularmente as relacionadas com a pele, que causam alterações nos equilíbrios hormonais que, por sua vez, podem levar à perda de cabelo. «Consulte um médico regularmente sobre as suas doenças e condições subjacentes».

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Lego lança minissérie no YouTube
Automonitor
Portugal a caminho de bater recorde de produção anual