1. Beber 2 litros de água por dia
A hidratação com água é muito importante porque a água não tem calorias e limpa as toxinas do corpo, facilitando a desintoxicação. O ideal é beber de 1,5 a 2 litros de água, mas se tem alguma dificuldade em beber toda essa água, experimente colocar um pedacinho de gengibre ou espremer meio limão numa garrafa de água gelada e ir bebendo durante o dia.
Outra possibilidade para ingerir mais líquidos é beber chá sem açúcar, mas nunca tomar sumo industrializado, refrigerante ou sumos naturais com açúcar porque eles dão energia extra, mas desidratam.
2. Comer de 3 em 3 horas
Comer a cada 3 horas é o ideal porque assim o nível de glicose no sangue é mais estável e sente menos fome e consegue concentrar-se melhor na escola ou no trabalho.
Para conseguir comer a cada 3 horas deve consumir uma menor quantidade de alimentos em cada refeição, que deve ser composta por pequeno-almoço, lanche do meio da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.
3. Reeducar o paladar
Para escolher melhor os alimentos deve reeducar o paladar. As saladas, sopas e legumes cozidos vão passar a ter mais sabor quando deixar de comer alimentos industrializados que estão cheios de aromatizantes e intensificantes de sabor.
Se não gosta de algum alimento e sabe que ele é importante porque é cheio de vitaminas e porque tem menos calorias do que um hambúrguer, por exemplo, experimente-o várias vezes. Cozinhar os legumes com uma folha de louro e adicionar um dente de alho esmagado nas sopas pode conferir um sabor mais agradável, facilitando a adaptação.
Experimente receitas novas e opte sempre pelos integrais, porque diminuem a fome além de regular o intestino, e deixe de comer em fast food e fritos. Coma pelo menos 2 frutas por dia.