Aumento de peso
Uma lata de refrigerante contém cerca de 10 colheres de sopa de açúcar, o que aumenta bastante os níveis de açúcar no sangue e diminuem a ação da insulina no organismo. Se ingeridos regularmente, os refrigerante podem promover o aumento de peso e favorecer o desenvolvimento de diabetes a longo prazo.
Além disso, quando os níveis de açúcar no sangue sobem muito rápido é normal sentir mais fome, o que estimula a pessoa a comer.
Enfraquecimento dos ossos e dentes
A maioria dos refrigerantes contém uma elevada quantidade de ácido fosfórico que impede o corpo de absorver o cálcio necessário para fortalecer os ossos. As pessoas que bebem refrigerantes regularmente podem desenvolver problemas como cáries ou osteoporose.
O ácido fosfórico também dificulta o trabalho do estômago para produzir ácido gástrico, atrasando o processo de digestão e a absorção de nutrientes.
Pedras nos rins
Devido à acidez dos refrigerantes, o corpo precisa de usar o cálcio, que seria utilizado nos ossos, para facilitar a digestão e equilibrar o pH.
Os rins precisam de eliminar o cálcio utilizado nesse processo, o que aumenta o risco de formação de pedras nos rins, devido ao acumular de cálcio no seu interior.
Aumento da pressão arterial
Os refrigerantes podem levar a um aumento gradual da pressão arterial, especialmente devido às suas elevadas quantidades de sódio e de cafeína. Vários estudos indicam que o consumo excessivo de frutose, que é o açúcar presente nos refrigerantes, também é uma das principais causas de pressão alta.
Alterações no cérebro
Este tipo de bebida pode levar ao aparecimento de alterações a nível cerebral devido ao seu teor de cafeína, uma vez que estimula diversas substâncias no organismo que podem estar relacionadas com a demência e o Alzheimer, por exemplo. Além disso, a cafeína também pode causar insónia, agitação, tremores e dor de cabeça.
Os refrigerante também possui outra substância chamada de benzoato de sódio, que pode estar relacionada com alterações na memória, coordenação motora e com o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) nas crianças.
Cancro
Por ser rico em açúcar, o consumo frequente de refrigerante aumenta o risco de cancro, mesmo em pessoas que estão dentro do peso. .