A anona possui um teor considerável de antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livre. É uma árvore ou arbusto relativamente denso, lenhosa, de crescimento rápido, brevemente caducifólia, mas principalmente perene, de ramificação baixa, com 5 a 9 metros de altura. Os ramos maduros são lenhosos. As flores são carnudas, de um verde muito claro.
Rica em antioxidantes
Compostos que ajudam a neutralizar os radicais livres.
Ajuda a emagrecer
Tem poucas calorias, cada 100 g da fruta crua tem aproximadamente 82 calorias, o que pode ajudar em dietas de emagrecimento.
Combate bactérias
A anona também pode conter propriedades antibacterianas potentes capazes de aniquilar vários tipos de bactérias, incluindo aquelas que causam gengivite, cáries dentárias e infeções por fungos.
Mantém os ossos saudáveis
Rica em cálcio, fósforo e magnésio, minerais fundamentais para fortalecer, aumentar a resistência e a d, mantendo a saúde dos ossos, o que pode ajudar a prevenir doenças como osteoporose, osteopenia ou raquitismo, por exemplo.
Reduzir a inflamação
Os seus componentes podem ajudar a combater a inflamação.
Melhora o funcionamento do sistema digestivo
Muito rica em fibras, ajuda a regular o intestino, favorecendo o aumento do volume das fezes, aumentando o movimento do intestino e facilitando a eliminação das fezes.
Ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue
Os resultados de um estudo com roedores de 2008 sugeriu que a anona pode ajudar as pessoas a regularem o açúcar no sangue, se tiverem diabetes. O estudo descobriu que a fruta reduziu significativamente os níveis de glicose no sangue em ratos com diabetes.
NOTA: é importante ter atenção à casca e às sementes, pois têm efeito tóxico sendo, muitas vezes, utilizadas no preparação de inseticidas.