O seu comportamento ainda pode ser um mistério para muitos dos que convivem com eles. Por isso a Royal Canin, marca de referência em saúde através da nutrição para gatos e cães, quer reforçar a importância de se saber mais sobre os gatos para garantir o seu bem-estar, contribuir para a sua saúde e conseguir uma melhor convivência.
Os gatos podem comunicar com os seus cuidadores de várias formas. É, por isso, importante ler e compreender a sua linguagem corporal, tal como ouvir os barulhos que fazem, para saber como se sentem e do que precisam. A Royal Canin deixa algumas pistas que podem ajudar a compreender melhor os nossos gatos:
– Se estão calmos têm postura erguida, cabeça levantada e um ligeiro enrolar de cauda. Orelhas levantadas e para a frente. Olhos arredondados, em posição neutra e a ronronar. Este é o que deve ser o seu estado natural, quando não estão encolhidos ou escondidos.
– Demonstram-se interessados, os gatos que mantêm uma postura erguida, cauda a apontar para baixo enquanto as orelhas apontam para a frente e para cima, olhos arredondados e centrados. Se se reparar para onde estão a olhar, saber-se-á onde estão a concentrar a sua atenção.
– Quando estão confiantes e seguros, apresentam-se deitados, com a cauda estendida, virados de cabeça para baixo, com a barriga exposta. De orelhas apontadas ligeiramente para o lado e os olhos mais estreitos. Esta postura pode ainda ser acompanhada de um ligeiro ronronar. É frequentemente confundido como um pedido de mimos, mas este momento de confiança não deve ser quebrado com festinhas na barriga.
– se estiverem preocupados: podemos perceber que um gato está preocupado quando está numa postura de cócoras, com os músculos tensos e a cauda perto do corpo. As orelhas estarão achatadas e viradas para um lado e os olhos bem abertos com as pupilas dilatadas.
– os gatos quando estão com medo, têm uma postura tensa com as costas arqueadas, com a cauda engrossada e o pelo eriçado. De orelhas achatadas e os olhos mais estreitos com as pupilas dilatadas. Também podem rosnar ou bufar.
Os gatos, mestres da camuflagem
Além disso, é importante conhecer e prestar atenção às mudanças no comportamento dos gatos, pois, quando têm um problema de saúde, muitas vezes não o mostram de forma óbvia. Por esta razão, é fundamental manter uma rotina de consultas regulares com o médico veterinário.