Saber mais. Viver melhor. 55+
<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Devemos lavar a roupa com água quente ou fria? Descubra aqui a resposta e os motivos

30 Setembro 2022
Sandra M. Pinto

Surpreenda-se com a resposta.

A lavagem da roupa pode impactar negativamente o meio ambiente e o bolso do consumidor. Isso diminui com o uso de água fria.

Qual é o impacto da lavagem de roupas? Além da elevada utilização da água, os detergentes usados durante o processo podem ser nocivos para a natureza.

Benefícios de lavar roupa com água fria

Mantém a integridade dos tecidos
Especialistas concordam que a água fria, na verdade, é mais gentil com os tecidos. A água fria, por exemplo, pode impedir que o tecido encolha e também preserva a sua cor durante mais tempo do que a água quente.

Não liberta muitas microfibras
O uso de água quente contribui para a libertação de microfibras, que podem desgastar o material e, também, poluir. As microfibras são um tipo de microplástico que são quase impossíveis de remover do meio ambiente. Diminuir o número libertado por carga pode ser uma das soluções mais fáceis de lidar com o problema.

Economiza energia e diminui emissões de carbono
É estimado que as lavanderias domésticas nos EUA produzem cerca de 179 milhões de toneladas métricas de CO2 por ano. Porém, cerca de 90% dessa energia gasta durante a lavagem da roupa é derivada do aquecimento da água. Isso, além de aumentar os gastos na conta da luz, também contribui para a maior parte de emissões de carbono derivadas do processo.