Rico em vitaminas, o pimento vermelho possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que previnem doenças e combatem o envelhecimento precoce.
Pois é mesmo verdade: este vegetal é rico em antioxidantes que protegem as células do organismo do excesso de radicais livres que podem causar doenças degenerativas, envelhecimento precoce e morte celular. A presença desses radicais livres resultar da poluição, da ingestão de alimentos com aditivos químicos, do stress e do consumo de álcool e tabaco.
A ação antioxidante deste alimento tem a contribuição das vitaminas C e E. A primeira fortalece o sistema imunológico e estimula a absorção de ferro dos alimentos, ajudando no combate à anemia. No caso da vitamina E, e como tem ação anti-inflamatória, previne o envelhecimento precoce das células e doenças como cancro, alzheimer e enfarte.
O pimento vermelho tem dez vezes mais ácido ascórbico e betacaroteno do que o verde, sendo o seu consumo é indicado para pessoas com diabetes devido às suas propriedades hipoglicémicas