Geralmente surgem acontece devido à falta ou a uma má higienização da boca. Tudo muda com uma rotina de cuidados dentários e visitas regulares ao dentista.
Como saber que dentes estão com cáries?
Dor de dente
Dentes escuros;
Dor ao comer ou beber;
Sensibilidade dentária;
Buracos visíveis nos dentes.
Como prevenir a cárie dentária?
Consulte periodicamente o dentista
Utilize uma escova de dentes macia e paste de dentes com flúor
Escove os dente com frequência: depois das principais refeições e antes de dormir, pois durante o sono o fluxo salivar é reduzido e a boca fica mais seca pelo que as bactérias podem proliferar mais
Diminua o consumo de alimentos com açúcar: este atua como um acelerador do crescimento das bactérias da boca, pelo que quando se ingerem em excesso acumulam-se e formam a cárie e a placa dentária responsável pela inflamação das gengivas.
Beba bastante água para estimular a produção de saliva: esta atua na limpeza dos dentes e é importante para a manutenção do pH bucal.
Use sempre fio dentário: é ele que remove os resíduos entre os dentes, conseguindo chegara e limpar espaços da boca onde a escova não chega.
Consuma alimentos “detergentes”: maçã, pera, melancia, aipo, pepino e cenoura são considerados alimentos “detergentes”, ou seja, limpam a superfície dos dentes enquanto se mastiga, aumentam a produção de saliva, prevenindo cáries, gengivite e mau hálito.