Com a explosão do cibercrime, e os casos devastadores que vão sendo conhecidos, as empresas têm investido na blindagem dos seus sistemas, na sua resiliência e na proteção de dados e informações sensíveis.
O mesmo não se passa com os consumidores. A sua exposição diária à cibercriminalidade, o aumento exponencial de casos de phishing, as burlas através do Whatsapp, ou os casos de sites falsos de grandes marcas, são, apenas, alguns dos exemplos que atestam bem a desproteção e a criatividade dos esquemas a que o consumidor está sujeito.
A DECO PROTESTE, enquanto maior organização portuguesa de defesa dos consumidores, apresenta uma ferramenta que vai fazer a diferença na segurança individual da navegação online: a plataforma Este site é seguro? (em https://siteseguro.deco.proteste.pt).
A sua utilização é muito fácil. Se o consumidor duvidar da fiabilidade ou legitimidade de um site ou de uma ligação recebida através de SMS ou email, basta entrar na plataforma https://siteseguro.deco.proteste.pt da DECO PROTESTE e digitar o endereço duvidoso. Em segundos, obtém uma resposta e fica a saber se pode navegar em segurança.
Sónia Covita, Especialista em Assuntos Financeiros da DECO PROTESTE, sublinha a importância crucial que a nova plataforma vai ter para os consumidores – “Todos temos cada vez mais dúvidas online. Diariamente, sabemos de novos casos de pessoas enganadas, burladas, que perdem milhares de euros dificilmente recuperáveis. É aqui que pretendemos intervir.” E acrescenta que “quanto mais utilizarmos a plataforma, mais resistentes nos tornaremos.”
Com a nova ferramenta, os consumidores têm uma nova arma no combate às fraudes online, sendo mais fácil evitar ser enganado.
Para quem já foi vítima de algum esquema fraudulento online, a DECO PROTESTE recorda que os consumidores podem apresentar queixa eletrónica, PJ e Gabinete de Cibercrime do MP, e denunciar o site na Plataforma Reclamar (– www.deco.proteste.pt/reclamar).