As dores nas pernas podem ter diversas causas, mas, geralmente, derivam da circulação arterial deficiente ou de problemas no retorno do sangue venoso.
É necessário observar o local e as características da dor nas pernas. Dor em repouso pode indicar Doença Vascular Periférica, depósitos de gordura no interior das paredes das artérias estreitam os vasos. Assim, o fluxo de sangue para os membros fica prejudicado.
Tabagismo, diabetes, sedentarismo e envelhecimento são alguns dos fatores de risco para a DVP. Por isso, o tratamento inicial pode incluir mudanças nos hábitos e estilo de vida do paciente.
Se a dor nas pernas acontece ao acordar, é preciso investigar a Trombose Venosa Profunda (TVP) ou tromboflebite profunda. Nestes casos, o sangue coagula no interior das veias, obstruindo o fluxo de volta até o coração. Além de dor, pode ocorrer ainda sensação de peso, inchaço, cansaço, formigamento e dormência nas pernas.
A TVP também pode causar inflamação da parede das veias e embolia pulmonar. Portanto, pessoas que fazem tratamento hormonal, fumam, têm insuficiência cardíaca, são obesos ou possuem história prévia na família de trombose venosa profunda devem estar atentos.
É preciso lembrar que a dor é um sintoma, não a origem do problema.