Partilhar

Conheça as cidades portuguesas mais “instagramadas” no Natal

A atmosfera natalina que se respira em diversas cidades durante o mês de dezembro torna-as num destino ideal para serem visitadas nessas datas.

15 Dezembro 2022
Sandra M. Pinto

Para saber em que cidades este período festivo é mais popular, a Musement, plataforma de reservas de atividades no destino, elaborou um ranking com as cinco cidades mais instagramadas durante o Natal.

Para a realização do estudo foram consideradas todas as cidades portuguesas com mais de 50.000 habitantes e analisado o número de publicações de 4 hashtags* populares de Natal. O resultado é uma lista completa com 5 cidades onde se pode aproveitar o melhor do clima natalino.

 

Lisboa, mais de 10.000 publicações. A capital portuguesa lidera o ranking, e motivos não faltam, já que Lisboa fica ainda mais bonita durante esta época do ano. Como todos os anos, as luzes das principais ruas da cidade, como a Rua Áurea, a Avenida da Liberdade e a Rua Garret, criam uma atmosfera mágica. Devido à atual crise energética, como em muitas outras cidades portuguesas, neste Natal foi priorizada à utilização de lâmpadas de baixo consumo com tecnologia LED e o horário de funcionamento foi reduzido. As luzes ficarão acesas das 18h às 23h, com exceção das sextas-feiras e sábados, quando permanecem até às 24h. Entre os grandes clássicos destas datas, destacam-se a maravilhosa árvore de Natal situada na Praça do Comércio, a enorme bola no Largo de Camões e o Wonderland Lisboa no Parque Eduardo VII.

 

Porto, mais de 4.400 publicações. De 30 de novembro até o Dia de Reis, as luzes de Natal decoram mais de 80 ruas, praças e jardins da cidade. A tradicional árvore instalada na Praça General Humberto Delgado, em frente à Câmara Municipal do Porto, triunfa por mais um ano na popular rede social. Outro local imprescindível é o Mercado de Natal nos Jardins do Palácio de Cristal, com bancas de artesanato, produtos tradicionais e locais típicos da época natalícia. A Vila Nova de Gaia também merece uma visita, já que o distrito cultural WOW é sede de uma série de eventos e iniciativas de Natal, incluindo uma Casinha de Gengibre, um comboio de Natal e um mercado.

 

Braga, mais de 2.100 publicações. Desde 1ª de dezembro, as milhares de luzes que decoram as principais ruas, praças e avenidas do centro, bem como os mais importantes monumentos da cidade, dão vida ao lema “Braga é Natal”. Pela primeira vez, Braga pode orgulhar-se de ter o seu próprio Mercado de Natal, situado na Praça Municipal. No período entre 1ª até 24 de dezembro será possível encontrar bancas de venda de produtos gastronómicos típicos da região e palco para espetáculos, porém o grande protagonista dentro do mercado é o carrossel. Do programa completo de atividades natalícias que acontecem ao longo do mês, destaca-se a degustação do Bolo-Rei Gigante feito pelas melhores pastelarias da cidade no dia 17 de dezembro, e o mágico Cortejo de Natal que percorre as ruas do centro histórico no dia 18.

 

Leiria, mais de 1.700 publicações. O melhor ambiente natalício está mais do que garantido na cidade de Leira. Aqui, o Natal chegou “oficialmente” no dia 30 de novembro, com a inauguração das luzes de Natal na Fonte Luminosa. O castelo, um dos emblemas desta vila portuguesa, mantém-se iluminado durante mais horas, enquanto nos outros espaços as horas foram reduzidas como medida para poupar energia. Durante mais um ano, a Casa do Papai Noel, a pista e rampa de gelo, o carrossel, as tasquinhas e os espetáculos de música, teatro e dança enchem de alegria crianças e pessoas de todas as idades.

 

Viseu, mais de 1.000 publicações. Com mais de 1.000 menções, a Cidade-Jardim fecha o top 5 da Musement. O Rossio é o epicentro do Natal em Viseu, é onde se encontra o Mercado de Natal, com as suas tradicionais casinhas de madeira, e a enorme bola de luz gigante que representa o planeta Terra. A outra grande novidade deste ano é a mini Aldeia de Natal na Rua Direita, onde neva até 3 vezes ao dia. Por outro lado, os amantes da música não devem perder o Concerto de Natal, no qual irão participar 342 coralistas e 55 instrumentistas, nem as atuações na Praça de Viriato que acontecerá na noite de Ano novo.

 

Menção especial: Embora a vila medieval de Óbidos não tenha sido incluída na pesquisa por ter menos de 50.000 habitantes, não poderíamos deixar de mencionar. A sua famosa Vila de Natal acumula mais de 4.100 publicações no Instagram (#obidosvilanatal), e é, sem dúvida, uma das cidades onde melhor se pode sentir a magia do Natal.

 

* Metodologia: para compor a lista, foram consideradas apenas as cidades com mais de 50 mil habitantes. Em seguida, foram somadas as publicações de 4 hashtags populares de Natal: #NatalX, #NatalemX, #XNatal, #XnoNatal. Por exemplo, para a cidade de Lisboa, foram consideradas as seguintes hashtags: #NatalLisboa, #NatalemLisboa, #LisboaNatal, #LisboanoNatal

Mais Recentes

Celebre as festividades de fim de ano em grande estilo: onde? Nesta unidade 5 estrelas

há 9 horas

Restaurante enaltece a gastronomia regional durante todo o mês de novembro

há 10 horas

Descobrimos o destino ideal para uma escapadinha de fim de semana e vamos revelá-lo só a si

há 11 horas

Já pode visitar o presépio mais icónico da capital: nós revelamos onde

há 12 horas

Celebrar o Natal com história e tradição é a irresistível proposta que lhe deixamos

há 13 horas

Experiência de fim-de-semana Stay & Brunch é a nova proposta desta unidade hoteleira

há 14 horas

Luxuoso e requintado: este brunch espera pela sua visita

há 15 horas

“Uma Aventura no Palácio da Pena” espera por si e toda a sua família

há 16 horas

O vinho e a sua celebração vão inundar Lisboa este fim de semana

há 17 horas

Castanhas assadas, jeropiga e um buffet de brunch: ninguém vai conseguir recusar este convite

há 18 horas

Todos lhe reconhecemos o cheiro, mas será que sabemos quais são os (verdadeiros) perigos da naftalina?

há 1 dia

Descubra aqui as 25 coisas que as mulheres procuram num homem

há 1 dia

Entrevista: «Somos a primeira faculdade portuguesa de saúde a adotar o modelo de simulação da Organização Mundial de Saúde », José João Mendes, presidente da Egas Moniz School of Health and Science

há 2 dias

Mesotelioma: é o cancro mais comum na UE depois dos tumores pulmonares

há 2 dias

«Produtos químicos perigosos encontrados em 6% dos cosméticos europeus», alerta agência

há 2 dias

Mpox: Detetados onze casos desde 01 de junho

há 2 dias

Sabores e tradições de São Martinho esperam pelos apreciadores de castanhas e jerupiga

há 2 dias

Estes são os restaurantes dos três melhores chefs do mundo

há 2 dias

Alugaram um Airbnb por três semanas e deixaram uma conta de luz de 1400 euros

há 2 dias

Quer ser milionário? Conheça os hábitos das pessoas ricas e concretize esse desejo

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.