Partilhar

Está preparado para o aumento da crise? Mudou os seus hábitos de consumo?

São muitos os portugueses que se estão a preparar.

27 Janeiro 2023
Sandra M. Pinto

O mais recente inquérito do Grupo Euroconsumers, organização europeia de defesa do consumidor que congrega organizações de vários países, incluindo a portuguesa DECO PROTESTE, revelou que os portugueses têm feito alterações substanciais nos seus hábitos de consumo, que impactam negativamente a sua qualidade de vida e bem-estar.

Em dezembro de 2022, mais de metade dos inquiridos portugueses (60%) assumiu viver em condições financeiras mais frágeis, em comparação com o início do respetivo ano, face ao aumento da inflação. Da mesma forma, 26% dos inquiridos assumiu que, no início do ano, chegavam ao fim do mês sem dinheiro – em dezembro, esta percentagem aumentou para 30%.

O Estudo revela ainda que, apesar de 1% dos inquiridos não ter alterado os seus comportamentos de consumo, 31% fez ajustes nos gastos em praticamente todas as dimensões analisadas, como a alimentação, atividades culturais, férias e viagens, energia, atividades de lazer e desportivas, e saúde.

“Dado o enorme impacto que os aumentos de preços estão a ter na vida dos consumidores e na economia em geral, é urgente que os decisores políticos e as autoridades analisem de perto as diferentes definições de preços, verifiquem se os custos mais elevados são de facto justificados e tomem medidas se necessário”, diz Els Bruggeman, Head of Policy and Enforcement da Euroconsumers.

A DECO PROTESTE defende uma análise mais atenta aos preços por parte das autoridades, face ao forte impacto negativo que as consequentes alterações nos comportamentos dos consumidores trazem a curto-prazo, na qualidade e bem-estar das suas vidas.

O inquérito que incidiu em indivíduos com idades entre os 25 e os 74 anos, mostrou que é nos setores energético e alimentar que os portugueses mais alteraram os seus hábitos de consumo: 93% e 91% dos consumidores mudaram, pelo menos, um comportamento nestas áreas. Deste modo, os inquiridos admitem que todas essas alterações, ainda que imprescindíveis na sua gestão financeira mensal, tiveram um impacto negativo no conforto da sua casa (41%) e na qualidade da sua alimentação (43%).

Rita Rodrigues, Diretora de Comunicação e Relações Institucionais da DECO PROTESTE, realça que “este é um sinal claro de que o ano de 2023 vai ser um desafio para uma grande parte da população portuguesa, com a inflação e a subida de preços a terem um efeito colateral no bem-estar das pessoas”, acrescenta ainda que “todos têm uma responsabilidade e um papel a desempenhar para minimizar estes impactos, e na verdade o que os consumidores sentem é que os esforços têm sido maioritariamente feitos por eles”.

Mais Recentes

Óbito: Morreu o cardeal Miguel Ángel Ayuso, prefeito do Dicastério para o Diálogo Inter-religioso

há 21 minutos

Óbito: Morreu o locutor Fernando Rocha

há 28 minutos

Idade da reforma vai subir: saiba quando e quanto

há 31 minutos

Novo tratamento para a asma: o primeiro em 50 anos

há 46 minutos

Óbito: Morreu o ator canadiano Julien Arnold. Perdeu a vida no palco quando interpretava uma peça clássica de Natal

há 58 minutos

Comece bem o dia: diga estas 5 frases todas as manhãs e sinta-se mais confiante

há 1 hora

Heitor Marin lança nova carta de bar do ÀCosta by Olivier Lisboa

há 2 horas

Festival Gastronómico de Lisboa reúne celebridades e trade turístico no Rio de Janeiro

há 2 horas

Dezembro está quase a chegar, mas estes signos vão ainda ganhar muito dinheiro até o mês acabar

há 2 horas

A partir de hoje este é homem mais velho do mundo

há 2 horas

Opinião: «O impacto psicológico da Cyber Monday», Ana Rita Monteiro, psicóloga

há 3 horas

Proteja a sua casa da energia de vizinhos tóxicos e negativos: quer saber como?

há 20 horas

O novo ano está mesmo a chegar e são estes os signos que vão ganhar muito dinheiro em 2025

há 20 horas

Arts Hotel Porto inaugura exposição coletiva de pintura

há 21 horas

Por pouco mais de 1 euro adeus ao suor e ao mau cheiro. Mas despache-se: já há filas na Mercadona à procura deste desodorizante maravilha

há 21 horas

WhatsApp anuncia nova função para transcrever áudios: saiba como a ativar

há 22 horas

O significado da capa “framboesa” e do vestido preto da Rainha Letizia no retrato barroco de Annie Leibovitz

há 22 horas

A marca coreana de cuidados para a pele mais viral do TikTok já chegou a Portugal

há 22 horas

O melhor ‘Lip Gloss’ está na Mercadona: por 3 euros consiga uns lábios maiores e mais brilhantes

há 22 horas

Capital Verde Europeia 2026 é portuguesa

há 22 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.