A osteoma trata-se de um tumor classificado como benigno que raramente acomete pessoas com mais de 50 anos.
Osteoma é um tumor benigno ósseo que pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas o mais comum é surgir na região dos ossos da cabeça e das pernas. Eles são mais comuns em crianças e adultos jovens, raramente aparecem em pessoas com mais de 50 anos.
O diagnóstico dessa efemeridade é feito através de raio x. Tomografia e ressonância magnética podem ser exames complementares solicitados pelos médicos.
O principal sintoma do osteoma ósseo são as dores localizadas e o tratamento inicial é feito com o uso de analgésicos e anti-inflamatórios.
O auxílio destes medicamentos pode durar temporariamente, e há grandes possibilidades dos sintomas voltarem. Neste caso, o principal tratamento é o cirúrgico, onde é feita a ressecção completa, sendo que em alguns casos ele pode voltar.
Quando o tumor aparece nas pernas, outro tipo de tratamento é a ablação por radiofrequência através de uma agulha. Nesse processo, a ponta da agulha trata o tumor por hipertermia, por aumento de temperatura. Essa agulha circunda o tumor e acaba por resolver o problema na região.
O tumor benigno não tem a capacidade de atingir a circulação sanguínea e migrar para os pulmões e para o fígado, por exemplo, diferente do que ocorre com os malignos.