Útil para cozinhar
O óleo de girassol pode ser usado para cozinhar alimentos sendo um bom substituto para o óleo de cozinha comum. O óleo de girassol consegue suportar altos níveis de temperatura sem evaporar e produzir fumo. O óleo é mais utilizado para a preparação de alimentos fritos, refogados, assados etc.
Fortalece o sistema imunológico
É rico em vitamina E, ómega 6 e ómega 9, que são nutrientes que possuem ações antioxidantes e imunológicas, servindo para combater bactérias, vírus e outros organismos indesejados no corpo.
Melhora a saúde cardíaca e cerebral
O óleo é muito rico em ácidos gordos como ómega 6, que ajuda a reduzir a quantidade de colesterol mau (LDL) no sangue, fazendo com que o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas seja reduzida.
Esses ácidos também servem para melhorar a saúde cerebral, pois algumas pesquisas sugerem que o óleo pode ajudar a melhorar a memória e a função cognitiva, que ajuda a evitar a perda de memória, melhora a concentração e aprimoramento de capacidades.
Hidratação da pele e cabelos
O ómega 6 e a vitamina E presentes no óleo servem para manter a barreira natural da pele e dos cabelos, fazendo com que possam permanecer hidratados por mais tempo.
O óleo pode ser aplicado diretamente na pele ou misturado em cremes, loções ou máscaras, ajudando a manter a hidratação e elasticidade da pele.
Evita o envelhecimento precoce da pele
O óleo de girassol possui fortes propriedades antioxidantes, e, por isso, consegue proteger as células da pele em todo o corpo por combater bactérias, fungos e outros radicais livres, prevenindo que rugas se formem, que a pele se torne flácida e envelheça rapidamente.
Tratamento de pele irritada
Além de garantir que a pele permaneça jovem durante mais tempo, o óleo também consegue fazer com que a pele irritada ou inflamada seja tratada.
Evita doenças neurológicas
Possui a capacidade de evitar o desenvolvimento de doenças neurológicas, já que o óleo possui grandes quantidades de gorduras saudáveis, ajudando assim na formação da bainha de mielina, que é a estrutura responsável pela comunicação e proteção dos neurónios.