<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Última hora: há um avanço histórico nas pesquisas sobre o cancro da mama

Ora veja.

Quem sofre de cancro da mama positivo para recetor de estrogénio (ER+), o tipo mais comum, corre um risco de recorrência da doença noutras partes do corpo anos após o diagnóstico e o tratamento do tumor primário.

Investigadores do Instituto de Pesquisa do Cancro (ICR), do Reino Unido, afirmam ter desvendado o mecanismo que leva as células do cancro da mama a acordarem anos depois de um tratamento bem sucedido, levando a um quadro de metástase no pulmão.

A descoberta foi publicada na revista Nature Cancer, e marca um passo importante nos estudos do combate à doença.

O trabalho revela como ocorre essa recidiva e aponta uma estratégia para evitá-la.

Os cientistas descobriram que a proteína PDGF-C, presente nos pulmões, desempenha um papel fundamental para influenciar se as células inativas do cancro da mama permanecem adormecidas ou acordam.

Quando o nível de PDGF-C aumenta – o que é mais provável em idosos ou quando o tecido do órgão está desgastado ou cicatrizado –, as possibilidades de as células cancerígenas latentes crescerem e se transformarem num cancro da mama secundário sem potencializadas.

Após desvendar o mecanismo, os investigadores procuraram uma estratégia para bloquear o aumento da proteína PDGF-C.

Testes com camundongos com tumores ER+ mostraram que o uso do imatinib, antes e depois do desenvolvimento dos tumores, reduziu significativamente o crescimento do cancro secundário. O medicamento é utilizado atualmente para tratar pacientes com leucemia mielóide crónica,

«Descobrimos como o envelhecimento do tecido pulmonar pode fazer com que as células cancerosas ‘despertem’ e se transformem em tumores, e encontramos uma estratégia potencial para ‘desarmar’ essas ‘ bombas-relógio»”, afirma Frances Turrell, uma das autoras do estudo.

 

Mais Recentes

Há quem jure a pés juntos que o tempo dos smartphones chegou ao fim: este é o senhor que se segue

há 10 horas

Papel higiénico português é caso de estudo numa das universidades mais prestigiadas do mundo

há 12 horas

Casa de uma das atrizes mais famosas de sempre está à venda: tem 12 quartos e 8 casas de banho

há 13 horas

Gostava (finalmente) de deixar de usar dinheiro? Pode estar para breve, de forma mais fácil e segura

há 14 horas

Goste-se ou não a verdade é só uma: «percevejos acompanham os humanos há 60 mil anos», revela estudo

há 15 horas

Efeito Banksy: as 10 cidades europeias mais populares para aproveitar a arte de rua (há uma portuguesa na lista)

há 16 horas

Dia da Criança: «Ensine os mais novos sobre dinheiro… a brincar!», Cristina Judas, especialista em Educação Financeira Infantil

há 19 horas

Junho já chegou e estes são os signos com maior poder de atração

há 20 horas

Se anda de carro, atenção: cuidado com o novo esquema de burla que envolve o Waze

há 1 dia

Bill Gates afirma que as gerações mais novas devem preocupar-se com quatro coisas “muito assustadoras” (além da bomba atómica)

há 1 dia

Trabalha numa destas duas profissões? Pode ter menor risco de Alzheimer, revelam cientistas

há 2 dias

Acha que está na altura de mudar de emprego? Se reconhecer estes sinais, é porque está mesmo (e não espere)

há 2 dias

México lança experiência de viagem à base de tequila: «os turistas estão eufóricos», revelam

há 2 dias

Dia Mundial Sem Tabaco: «O impacto do tabagismo na saúde digestiva», Daniela Abrantes, médica interna

há 2 dias

5 séculos depois o segredo genético de Leonardo da Vinci é desvendado

há 2 dias

Opinião: «Dia dos Irmãos – Irmãs, um fio a duas mãos», Patrícia Câmara, psicanalista, e Sofia Câmara, psicóloga 

há 2 dias

Até ao fim do mês de maio estes 3 signos vão ser abençoados com muita sorte (e dinheiro)

há 2 dias

Os astros avisam: a partir de hoje a riqueza em forma de euros chega para estes 3 signos 

há 2 dias

Tem o hábito de usar o Whatsapp? Há uma coisa que convém saber: sempre que fizer isto os seus contactos recebem uma notificação

há 3 dias

Sabia que é possível ter direito a mais de 22 dias de férias por ano? Descubra em que casos

há 3 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.