<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Sabe arrumar o frigorifico corretamente? Uma especialista explica

14 Dezembro 2019
Forever Young

A conservação dos alimentos deve começar logo no momento da compra: os produtos refrigerados e congelados devem ser transportados em sacos térmicos e devem ser os últimos a serem escolhidos antes mesmo de efetuar o pagamento das suas compras.

A nutricionista Catarina Sofia Correia, da Clínica Tejo Saúde explica qual a melhor forma de arrumar o frigorífico de forma a conservar os alimentos mais tempo, evitando desperdício e os maus cheiros.

A prática de uma alimentação saudável e económica depende, maioritariamente, de escolher as opções mais económicas sem perder qualquer qualidade nutricional contribuindo, também, para evitar o desperdício alimentar. Mas não fica por aí: saber como conservar adequadamente os alimentos de modo a evitar o desperdício alimentar é também um aspeto muito importante a ter em conta.

A conservação dos alimentos deve começar logo no momento da compra: os produtos refrigerados e congelados devem ser transportados em sacos térmicos e devem ser os últimos a serem escolhidos antes mesmo de efetuar o pagamento das suas compras. Ao chegar a casa tenha sempre em atenção o modo de conservação indicado na embalagem, bem como o seu prazo de validade, e não se esqueça que os alimentos que necessitam de conservação no congelador ou frigorífico são os primeiros a ser armazenados.

Antes de colocar qualquer alimento no frigorífico: Certifique-se que o frigorífico se encontra nos 4ºC e o congelador nos 17ºC negativos. Estas são as temperaturas aconselhadas para prevenir o aparecimento de bactérias e micróbios que podem contaminar e estragar a comida. Não encha o frigorífico demasiado. Quando estão demasiado cheios dificultam a circulação do ar frio o que pode estragar alguns alimentos. Deve limpar o frigorífico pelo menos uma vez por mês evitando os detergentes devido ao seu cheiro. Sempre que se ausentar de casa durante vários dias deve esvaziar e desligar o frigorífico, deixe as portas abertas para não se formarem maus cheiros e, desta forma, poupa energia. Não coloque alimentos ainda quentes dentro do frigorífico para evitar oscilações da temperatura no seu interior. Evite abrir e fechar o frigorífico muitas vezes para evitar oscilações de temperatura.

Quando for arrumar o ser frigorífico deverá ter em consideração que a temperatura no seu interior sofre variações:

Prateleira superior (topo)
Esta é a zona onde a prateleira é mais estável. Aqui deve colocar os laticínios como iogurtes, queijos, natas e os alimentos já cozinhados.

Prateleira intermédia
Tal como o nome indica esta é uma zona intermédia e recomenda-se que seja aqui colocada a carne e o peixe. No entanto, deve ter em atenção à durabilidade destes alimentos: o peixe dura cerca de 24h enquanto que a carne pode ficar 2 a 3 dias. Se vir que não os vai confecionar dentro deste prazo então o ideal é dividir e congelar.

Prateleiras inferiores
Esta é a parte mais fria do frigorífico, sendo este o local indicado para os alimentos em fase de descongelação, no entanto deve colocar num recipiente, como um prato fundo para evitar que a água de descongelação derrame. Aqui deverá também colocar os ovos.

Gavetas

Nas gavetas deverá dividir os legumes e vegetais das frutas uma vez que muitas frutas possuem uma substância que promove o seu amadurecimento. Antes de guardar as frutas e os legumes, lave-as, seque e coloque-as por cima de uma folha de papel absorvente para absorver qualquer humidade.

Porta do frigorífico

Esta é a zona onde mais varia a temperatura. Mesmo fechada é a zona mais quente do frigorifico, logo devem ser colocados os alimentos que resistem melhor a estas variações. Ao contrário do que se pensa, os ovos e o leite não devem ser colocados nesta zona. Aqui devem ficar os sumos e água em garrafas, assim como alguns condimentos ou pickles de conserva.

Não deve colocar no frigorífico: tomate, cebola, abóbora e batatas. O tomate deve ser guardado à temperatura ambiente e os restantes devem ser mantidos em locais frescos, escuros e sem humidade.

Pode colocar no frigorífico: Frutos secos, azeite, abacate e fruta. Ao colocar o abacate e a fruta no frigorífico atrasa o processo de amadurecimento. Já os frutos secos mantêm os seus óleos naturais se forem mantidos no frio.

Mais Recentes

Celebre o verão com um brunch e acesso diário à piscina: tudo neste hotel

há 3 horas

Opinião: «Hiper-realistas, bebés reborn podem ser confundidos com bebés reais: brinquedo ou apoio emocional?», Alberto Lopes, neuropsicólogo/hipnoterapeuta

há 3 horas

5 dicas essenciais para vender os seus produtos em segunda mão

há 3 horas

Médico de Família: «O seu médico, sempre presente», Deolinda Chaves Beça, médica de família

há 4 horas

Água termal, temperatura a 30ºC e sem paredes: estas são as únicas termas ao ar livre em Portugal (continental)

há 4 horas

«Não use estes medicamentos; se usados em excesso, pode ter efeitos semelhantes aos da cocaína», alerta especialista

há 4 horas

Acabaram-se as picadas de agulha dos diabéticos: este invenção controla a glicemia com mais precisão

há 5 horas

Este é o “café mais bonito do mundo”: turistas fazem fila para entrar e um café pode custar 13 euros

há 5 horas

Para conhecer já hoje: estes são os 8 benefícios da masturbação

há 5 horas

Faça com que as almofadas e os travesseiros durem mais tempo: ponha em prática este truque

há 6 horas

Procure imediatamente o médico se sentir estas dores

há 6 horas

Água com gás: é ou não saudável?

há 6 horas

Se já passou dos 50: jamais coma estes alimentos à noite

há 7 horas

Projeto Universitário Contra o Cancro: como falar com jovens adolescentes?

há 7 horas

Esta é razão que leva a barriga a fazer barulho quando está vazia

há 8 horas

Nunca mais deite fora esta parte da cenoura: é um bônus para a saúde

há 8 horas

Óbito: Morreu o apresentador espanhol Manuel Torreiglesias

há 9 horas

Microplásticos inalados desativam células do sistema imunitário pulmonar

há 9 horas

4% da população adulta em Portugal sofre de uma doença mental grave

há 9 horas

Primeiro transplante de bexiga do mundo realizado com sucesso nos Estados Unidos

há 10 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.