Enquanto geração, os baby boomers são conhecidos por muitas coisas. E infelizmente o divórcio, é uma delas.
Segundo o Pew Reseatch Center, apesar de se verificar uma diminuição generalizada da taxa de divórcios na população em geral nos últimos 25 anos; junto dos adultos com mais de 50 anos, esta mesma taxa duplicou. Para quem tem 65 ou mais anos, esta taxa chega inclusive a triplicar.
Este fenómeno apelidado de “gray divorce” é agora tão comum que deu origem a uma inteira nova categoria de livros de auto-ajuda e apoio financeiro.
No entanto, apesar de este ser um processo pelo qual muitos dos nossos amigos acabam mais cedo ou mais tarde por ter que enfrentar, continua a ser difícil para todos nós saber o que dizer nestas situações.
O Portal Considerable definiu, com ajuda de JoAnne Pedro-Carroll (autor e psicólogo clínico) um conjunto de afirmações que devemos evitar dizer a todos aqueles que estão a passar por um divórcio, sugerindo em alternativa algumas frases que ajudarão o seu amigo/a a ultrapassar este processo.
Afinal, nada melhor do que um bom amigo para ajudar a enfrentar uma situação difícil.
1- “Acho que estás a cometer um erro”
Segundo o especialista, a primeira coisa que grande parte dos nossos amigos procuram fazer quando “ouvem a notícia” é tentar ajudar a resolver a situação. Em especial os homens tendem a partilhar as suas opiniões vincadas sobre o que o seu amigo/a deveria ou não fazer.
Na verdade não há muito que se possa fazer. O melhor, segundo o especialista, é mesmo ouvir atentamente sem quaisquer julgamentos, independentemente de o quão emocional a conversa se possa tornar.
O que deverá dizer: “Explica-me melhor o que motivou esta vossa decisão”
2- “Estás bem melhor assim! Ele/a nunca te mereceu verdadeiramente”
Ser um bom ouvinte pode ser difícil quando estamos a ouvir histórias horríveis sobre o “ex”.
Apesar de ser importante deixar o amigo “ventilar”, não deveremos nunca incentivar ainda mais a raiva e o ódio que porventura o nosso amigo esteja a sentir. Assim, reforçar ainda mais todos os erros e defeitos do “ex” poderá não ser o caminho a seguir.
Deveremos antes procurar mostrar a nossa compreensão por aquilo que o nosso amigo deverá estar a sentir.
O que deverá dizer: “Deves estar a sentir-te tão triste e magoado/a”
3- “Desde que te separaste dele/a tens estado a comportar-te de uma forma tão estranha”
É muito habitual, que no processo de um divórcio, a pessoa (agora solteira) procure experimentar diferentes versões dele/a própria, tentado perceber exatamente qual o seu lugar no Mundo agora nesta nova e diferente fase da sua vida.
Tente aceitar o facto de que a personalidade do seu amigo se poderá agora tornar ligeiramente diferente do que era anteriormente.
O que deverá dizer: “Acho óptimo que estejas a experimentar coisas diferentes. Conta-me o que tens feito!”
4 – “Deixa-me levar-te ao teu restaurante favorito este Sábado”
Passar por um divórcio numa idade mais avançada pode significar uma abrupta mudança nas rotinas diárias, assim como no nosso pensamento em geral.
O restaurante que costumavam frequentar quando todos eram felizes há uns anos? Talvez seja o suficiente para causar um colapso ao seu amigo.
O que deverá dizer: “Diz-me uma coisa que sempre quiseste fazer, mas que por alguma razão no passado não conseguiste concretizar”
5- “Sei que vais querer passar agora um tempo mais sozinho/a”
Especialmente se o seu amigo tiver acabado de se divorciar após um longo ou complicado casamento, é normal que ache que ele deverá agora fazer uma pausa antes de pensar em um qualquer futuro relacionamento.
No entanto o seu amigo poderá estar preparado para uma companhia mais intima bastante mais cedo do que imagina. Se puder ajudar no processo de sociabilização nesta nova fase, estará certamente a oferecer uma grande ajuda.
O que deverá dizer: “O que é que eu posso fazer para ajudar-te a conhecer pessoas novas”.