A equipa de jovens do Instituto dos Pupilos do Exército venceu a 5.ª edição do Apps for Good, competição nacional de apps criadas por jovens, onde foram atribuídos um total de 10 prémios. A aplicação vencedora chama-se Color You e ajuda daltónicos a identificar as cores.
O segundo e terceiro lugares do Ensino Secundário foram atribuídos a duas aplicações nas áreas do ensino e do ambiente: a Coursly, do Agrupamento de Escolas de Padrão da Légua, que pretende ajudar os alunos do secundário a escolher o curso superior mais adequado, e a Polumap, da Escola Secundária Serafim Leite, que permite identificar os locais onde existe poluição.
Da Linha do Básico, a primeira “Melhor App” foi para a Must Be Green da Escola Levante da Maia, uma app para encontrar empresas que limpem terrenos. A Rescue Pets, do Agrupamento de Escolas de Saboia, arrecadou o segundo lugar, com uma app que ajuda o público consiga intervir em situações de abandono de animais. No terceiro lugar, destaca-se a Only Heal, da Escola Levante da Maia, uma plataforma digital que estabelece ligação entre utentes e farmacêuticos.
O prémio do “Público” foi atribuído à aplicação SOS Adolescência, do Externato da Apresentação de Maria, que ajuda adolescentes com problemas sociais, e o prémio “Jovem Aluna.PT”, patrocinado pelo .PT, foi atribuído a Rita Polido da Must Be Green.
Por fim, o prémio “Tecnológico”, patrocinado pela Fujitsu, foi entregue à aplicação AEEG Alugin, da Escola Secundária de Santarém, que permite alugar ou alterar online aluguer de gimnodesportivos, enquanto o Prémio Cooler Planet, patrocinado pelo BNP Paribas para as soluções direccionadas para a melhoria do ambiente, foi entregue à aplicação “Invasoras CV”, da Escola Secundária D. Dinis, que pretende combater as plantas invasoras.
A grande final decorreu na sexta-feira, dia 13 de setembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. As 22 equipas finalistas foram seleccionadas pelo júri durante os quatro encontros regionais que se realizaram entre junho e julho deste ano nos Açores, em Valongo, em Oeiras e na Madeira, e que contaram com a presença de cerca de 150 equipas.
“Todas as aplicações criadas nesta competição pretendem impactar a sociedade para melhor e permitir que os jovens se sintam capazes de mudar o mundo. A tecnologia deve ser um meio, e não apenas um fim, para a resolução de problemas e de causas sociais e o Apps for Good desenvolve as capacidades críticas, criativas e empreendedoras dos jovens”, comenta João Baracho, director executivo do CDI Portugal.
Como funciona
O Apps for Good é um programa lançado pelo CDI Portugal, que pretende incentivar professores e jovens, entre os 10 e 18 anos, a desenvolverem aplicações para smartphones e tablets que possam contribuir para a resolução de problemas relacionados com a sustentabilidade do mundo, através da tecnologia. A operacionalização do programa decorre ao longo do ano lectivo, em regime curricular ou extracurricular.
No final do programa, as escolas poderão optar por participar na competição que está dividida em duas fases: encontros regionais – semifinais em que todos os alunos são convidados a ir a Marketplace e a fazer o seu pitch – e evento final – onde são premiadas as melhores soluções.
As inscrições para a 6.ª edição estão disponíveis aqui.