Estes são os artigos que não deve (nunca) comprar na Black Friday

Nem todo o tipo de compras compensa. Tenha cuidado com estas “promoções exclusivas”.

Os dias que antecedem a Black Friday podem ser caóticos. Acreditamos que nesta única sexta-feira vamos encontrar um conjunto de promoções inacreditáveis e como tal procurámos incessantemente todas as oportunidades online. Esperamos poupar umas quantas centenas de euros em vários artigos e preparar as prendas de natal com antecedência.

No entanto, no meio de tanta oferta, pode ser complicado diferenciar as boas e as más promoções. Se não tiver atenção pode acabar a gastar muito dinheiro em coisas que não precisa ou que não estarão ao melhor preço nesta altura.

Como saber se se trata de uma má promoção? Eis uma listagem com alguns dos principais tipos de artigos que deve evitar hoje na Black Friday.

 

1. Diamantes

Pode ser aliciante pensar em comprar um anel ou colar especial durante os descontos da Black Friday. A verdade é que habitualmente esta é uma péssima altura para adquirir este tipo de produtos. Cerca de 33% de toda a joelharia é adquirida nos meses de Novembro e Dezembro, assim normalmente as lojas não oferecem grandes descontos neste período.

2. Relógios

Tal como no caso dos diamantes, deve evitar comprar relógios muito caros nesta altura. Este tipo de artigos de luxo pode ter uma ou outra promoção, mas a verdade é que provavelmente se esperar até mais perto do Natal poderá encontrar até melhores promoções.

3. Carros

É verdade que até pode ver muitos anúncios a promoções de carros na Black Friday, no entanto provavelmente esta não será a melhor altura para adquirir um veículo. De acordo com o portal TrueCar.com, se esperar até Dezembro (sobretudo perto do Natal) pode poupar até 8% do valor total.

4. Câmeras fotográficas de alta-gama

Os modelos DSLR mais recentes podem ter alguns bons descontos na Black Friday, no entanto se esperar até ao começo do novo ano é provável que consiga melhores valores. Nessa altura as marcas anunciam modelos novos e mostram-se mais interessadas em “escoar” modelos mais antigos.

5. Mobília

Se está interessado em redecorar a sua casa, saiba que provavelmente a Black Friday não será a melhor altura para o fazer. Não irá encontrar grandes descontos em sofás nesta altura do ano. Os preços destes tipos de artigos são antes tradicionalmente mais baixos em Janeiro e entre Julho-Agosto.

6. Bilhetes de avião

Pode assistir ao anúncio de algumas promoções no valor de bilhetes de avião. Mas lembre-se que os verdadeiros descontos em viagens começam logo no início do ano. Ao contrário do que muita gente pensa nem sempre a compra antecipada é a mais barata. O melhor é mesmo esperar por Janeiro para comprar os seus voos de Primavera.

7. Produtos da loja oficial da Apple

Apesar de poder encontrar alguns descontos em produtos Apple nas principais lojas de electrónica e distribuição, a verdade é que se pretende adquirir os mesmos diretamente da loja da Apple provavelmente não terá muita sorte. Esta é uma marca que tradicionalmente nunca faz grandes descontos. No máximo pode esperar uma oferta de um cartão de oferta na compra de um produto (sem desconto). Não é propriamente uma promoção muito apetecível.

8. Colchões

Uma boa noite de sono não tem preço. Mas se pretende adquirir um colchão durante a Black Friday não espere que ele seja muito baixo. Esta não é a altura mais indicada para comprar estes artigos. O mês de Maio e o princípio do Verão serão mais indicados para este tipo de investimentos.

9. Ginásios

O melhor é mesmo esperar pelo começo do ano para se inscrever no ginásio. “Novo ano, nova vida”, costuma significar igualmente uma forte aposta das cadeias de ginásios para fidelizar novos membros. Pode esperar um corte forte em todos os valores de inscrição.

10. Descontos exclusivos

Desconfie de todos os artigos que apresentem este tipo de frase associada. A verdade é que muitas lojas tentam afirmar que têm a melhor promoção, no entanto na maioria dos casos poderá conseguir encontrar promoções iguais (ou até melhores) em outros sítios. Faça uma boa “investigação” antes de se comprometer com um qualquer negócio.

Ler Mais