Partilhar

Mudar de vida em 30 minutos? Pode ser mais fácil do que imagina

Pequenos gestos podem gerar grandes resultados. Eis 5 boas sugestões para começar.

27 Fevereiro 2020
Forever Young

Mudar de vida não é fácil. Decidir quebrar algumas das nossas rotinas mais negativas ou hábitos menos saudáveis pode ser um exercício penoso, difícil de concretizar. A mudança, seja em que contexto for, nunca é um processo indolor. No entanto é algo inevitável, e na maioria dos casos positivo, que devemos saber “acolher” com entusiasmo.

Qualquer mudança grandiosa começa com pequenos gestos. Muitas vezes assustamo-nos com a dimensão de certas tarefas ou com a excessiva dificuldade em mudar hábitos enraizados. Isto faz com que muitas pessoas evitem estes momentos e adiem mudanças necessárias. Em alternativa, se nos concentrarmos nas pequenas coisas que podemos facilmente restruturar iremos perceber que começamos a sentir grandes alterações positivas nas nossas vidas.

Algumas destas pequenas decisões prometem melhorar o seu estado físico e emocional de uma forma quase imediata. Para ajudar neste processo, o portal BestLife reuniu o contributo de vários especialistas, life coaches e personal trainers, definindo algumas das coisas que pode começar já a mudar. A melhor parte? Tudo isto pode ser concretizado em menos de 30 minutos. O seu novo “eu” nasce agora!

1. Corrija a sua postura

Andar sempre curvado é um péssimo hábito, que pode contribuir para o aparecimento de dores nas costas e aumentar o seu risco de lesões ou problemas respiratórios. Corrigir a sua postura é um passo fundamental para transformar positivamente a sua vida. Não só estará a melhorar o seu estado de saúde, como está também a contribuir para a melhoria do seu estado emocional. Os especialistas afirmam que uma postura correta aumenta a probabilidade de se sentir mais confiante e menos negativo.

Procure diariamente corrigir ativamente a sua postura durante 10-15 minutos através de uma série de exercícios e indicações, que o irão ajudar a sentar e caminhar melhor.

2. Ligue a um velho amigo

Telefonar a alguém de quem gostamos não demora quase tempo nenhum, mas pode causar um tremendo impacto positivo na sua vida. Muitos dos sintomas associados à depressão estão associados a sentimentos de solidão e falta de propósito. Ora, ao ligarmos a algum amigo antigo – com quem porventura já não temos tanto contato – estamos a ganhar uma oportunidade de nos relembrarmos de que existem outra pessoas importantes para a nossa vida (e para quem nós somos igualmente importantes).

Para além da conversa, tente agendar um encontro. Escolham ir tomar um café ou almoçar juntos. Aproveite para estar com quem mais gosta.

3. Dê um passeio no exterior

De acordo com o fisiologista Nikola Djordjevic, “andar é uma das atividades mais benéficas para a saúde dos seres humanos”. De facto todo o nosso corpo e organismo está feito para caminhar. Não será assim por acaso que o sedentarismo está associado a inúmeros problemas de saúde.

Sair à rua para passear é também ótimo para a sua mente. Andar a um ritmo acelerado pode ser ótimo para descomprimir e gastar toda a energia acumulada. Se possível escolha sempre fazer as suas caminhadas perto de Natureza. Diversos estudos apontam para que estas atividades possam ajudar a reduzir os níveis de cortisol (hormona responsável pelo stress) no seu organismo

4. Medite

Quando enfrenta um “pico” de stress e ansiedade nada é melhor do que uma curta sessão de meditação que permita que se acalme e continue o seu dia de uma forma mais equilibrada. Esta é uma estratégia e “ferramenta” poderosa que pode diminuir consideravelmente os seus estados de ansiedade, de uma forma quase tão eficaz como através do uso de antidepressivos.

Viver uma vida mais “presente” irá transformar positivamente a sua existência, contribuindo para que se sinta mais leve e feliz. Para atingir este estado não necessita (ao contrário do que muitos pensam) de se colocar em posições estranhas para meditar. Basta que se sente confortavelmente onde quer que esteja e inicie o seu processo de meditação.

5. Escreva sobre todas as coisas que mais gosta em si

Sempre que nos sentimos mais confiantes, a nossa vida parece tornar-se melhor. Tudo parece correr melhor, surgem novas e entusiasmantes oportunidades. Tudo parece mais simples e acessível. É assim fundamental que ao longo dos anos trabalhemos a nossa auto-estima.

Felizmente existe uma excelente forma de trabalhar diariamente este aspecto sem ter que gastar muito do seu tempo. A especialista Tricia Sitemere recomenda que sempre que tiver alguma disponibilidade aproveite para pegar numa folha de papel e escrever tudo aquilo de que mais gosta em si mesmo. Das suas características, da sua personalidade ou capacidades. Pode inclusive escrever estas frases em blocos Post-it e espalhar os mesmos pela sua casa ou secretária. O importante é que ao longo do seu dia se force a relembrar todas as suas qualidades e méritos.

Incorporar períodos de reflexão no seu dia-a-dia poderá trazer uma grande claridade e paz de espírito à sua vida. Escrever é um exercício que o irá fazer crescer e desenvolver uma maior capacidade emocional. Esteja preparado para se sentir melhor… uma palavra de cada vez.

Mais Recentes

Vila Galé com preços desde 69 euros

há 1 dia

Este sumo muito especial ajuda a rejuvenescer: vamos não só revelar qual é, como desvendar como o fazer

há 1 dia

Um alerta a ter em conta: se tem as mãos e os pés sempre frios convém saber o motivo

há 1 dia

Exercício ao ar livre no inverno? Sim, mas com certos cuidados

há 1 dia

Excelente opção no inverno (e não só) a sopa de abóbora tem inúmeros benefícios, se consumida regularmente

há 2 dias

Prémios internacionais distinguem dois destinos portugueses como o Melhor Destino Insular e o Melhor Destino de Praia

há 2 dias

Cristiano Ronaldo e Georgina Rodríguez em guerra familiar pela alimentação dos filhos

há 2 dias

Faça este movimento simples se sofre de insónia: não precisa de sair da cama

há 2 dias

«Agredia física e verbalmente a mulher, Betty Grafstein»: José Castelo Branco acusado de violência doméstica

há 2 dias

Não consegue aceder ao Outlook e Teams? Calma, o problema não é (só) seu

há 2 dias

Violência doméstica: Cruz Vermelha acompanhou até junho quase tantas vítimas como em 2023

há 2 dias

Saúde mental: equipas comunitárias baixam internamentos e readmissões

há 2 dias

Colocar os cabides ao contrário no armário: conheça o truque simples que lhe vai facilitar a vida

há 2 dias

Alergias ou intolerâncias alimentares? Saiba como reconhecer e como deve gerir os sintomas

há 2 dias

A Melhor Cidade Património Mundial é portuguesa

há 2 dias

Coloque uma colher de sopa na máquina de lavar: a roupa fica mais limpa e economiza na conta da eletricidade

há 2 dias

Nem bicarbonato nem detergente: esta é a mistura mais eficaz para limpar as cortinas em segundos (e sem as desmontar)

há 2 dias

Não vá para a estrada sem ler esta noticia, se quer saber onde vai encontrar os radares da PSP esta semana

há 2 dias

Consolar, motivar ou divertir: estes signos sabem sempre o que devem dizer. É o seu caso?

há 2 dias

Óbito: Morreu o realizador português José Barahona Tinha 55 anos

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.