<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Covid-19. 5 mitos (perigosos) sobre a vacina que deve mesmo esquecer

Esta pode não vir a ser a solução milagrosa pela qual todos esperamos.

É o momento pelo qual todos esperamos. O “inevitável” anúncio da descoberta de uma vacina capaz de eliminar o coronavírus, é algo pelo qual aguardamos ansiosamente. Todos queremos regressar a uma vida “normal”. Todos queremos viver sem medo, sem ansiedade, sem restrições à nossa liberdade.

Infelizmente este é um processo longo e complexo. Apesar de todos os esforços, continuam a persistir dúvidas e um grande desconhecimento em torno deste vírus. É certo que a “corrida” para encontrar uma vacina já começou, no entanto ninguém pode confirmar quando teremos um tratamento eficaz. E se alguma vez o iremos sequer ter, é claro.

[Leia também: Covid-19. 5 coisas que nunca teria feito antes da pandemia]

No meio de toda esta ansiedade muita tem sido a desinformação veiculada. Muitas teorias da conspiração surgiram na internet apontado, por exemplo, Bill Gates como o responsável pelo surto de Covid-19. Segundo defendem o objetivo deste será a criação de uma vacina que permita inserir micro chips em todos os seres humanos…

Mesmo que esta teoria lhe pareça claramente disparatada, muitos outros factos pouco credíveis têm sido apresentados. É natural que tenha lido (e confiado) em alguns destes seguintes mitos, recolhido pelo portal BestLife.

 

  1. Mito #1: a vacina irá eliminar por completo o perigo

Ainda recentemente o jornal The Washington Post escreveu sobre esta questão, explicando algumas das razões que podem levar a acreditar que – mesmo se for descoberta uma vacina – a Covid-19 não desapareça tão cedo. Existem algumas doenças que se tornam endémicas e que não são nunca eliminadas por mais esforços que sejam feitos nesse sentido. Mesmo com a eventual chegada da vacina terão que continuar a existir alguns cuidados e precauções, defende o artigo.

  1. Mito #2: a vacina estará disponível para toda a população

Mesmo que a vacina seja criada, isso apenas representará um primeiro (importante) passo. Tão ou mais difícil que a sua criação, será certamente a criação de um sistema de produção capaz de gerar vacinas suficientes para toda a população. No início, infelizmente, nem todos poderão contar com esta “cura”. Os países mais desenvolvidos e mais poderosos serão os primeiros a poder adquirir e disponibilizar a vacina, sendo que mesmo dentro das suas populações será desafiante criar um sistema de distribuição suficientemente abrangente.

  1. Mito #3: teremos uma vacina antes do começo do próximo ano letivo

É impossível prever com exatidão uma qualquer data. Nunca tantas equipas científicas e de investigação estiveram concentradas em encontrar um tratamento eficaz para uma só doença. No entanto, mesmo assim é quase impossível que exista uma qualquer vacina até ao final deste ano. Anthony Fauci, um dos cientistas mais reputados dos EUA, acredita que é possível ter uma vacina em Novembro ou Dezembro. Muitas outras personalidades e organizações não partilham este otimismo, acreditando que apenas em 2021 teremos um tratamento eficaz.

  1. Mito #4: as vacinas provocam autismo

Apesar de todos os esclarecimentos prestados pelas diversas organizações e institutos de saúde – tais como a OMS – continua a existir uma forte desinformação que associa o autismo à vacinação. A investigação concluiu já que não existe uma correlação entre estas duas questões. O autismo é um distúrbio cognitivo e comportamental essencialmente provocado por questões genéticas. Apesar de o ambiente poder desempenhar um pequeno papel no desenvolvimento de autismo, as vacinas nada tem que ver com essa questão.

  1. Mito #5: o coronavírus vai desaparecer sem que seja necessária uma vacina

O próprio presidente Donald Trump já falou sobre este tema, referindo que acredita que o vírus vai desaparecer sem uma vacina. Para tal, diz, basta que cheguem os dias de maior calor. No entanto já diversas entidades – como a The National Acadamies of Sciences – vieram desmentir esta questão. O conhecimento atual diz-nos que é pouco provável que o vírus se torne menos transmissível nos meses de Verão. Até que uma vacina seja amplamente distribuída ou que se atinja uma imunidade geral, todos teremos que continuar nos próximos tempos a praticar algumas das regras essenciais de higiene e distanciamento social.

 

[Leia também: Dos cosméticos aos cartões de visita. Estas são as 6 coisas que não vai querer voltar a tocar]

 

Mais Recentes

Adoce o seu fim-de-semana com este chocolate: vem do Dubai mas já está em Portugal (e é ainda melhor)

há 13 horas

Quer mais (e melhor) sexo? Beba e dê a beber estes chás

há 13 horas

Até ao fim de maio estes signos vão encontrar o amor (da sua vida)

há 13 horas

Análise deteta cancro em pessoas sem sintomas

há 14 horas

Descobrimos o segredo da felicidade e queremos partilhá-lo consigo

há 14 horas

Cientistas preveem o fim do mundo: «o universo pode desligar mais cedo do que o esperado», garantem

há 14 horas

Gosta de tomar o seu café calmamente? Atenção: pode ficar muito mais caro (tudo depende do tempo)

há 15 horas

Supermercado implementa medida sem precedentes para a carne devido a sérias preocupações com o bem-estar 

há 15 horas

Quando vai às compras compra mais do que o previsto? Este é o truque (secreto) da Mercadona para vender mais

há 15 horas

Autoridades alertam: «Se comprou palitos de pão integral da marca Auchan devolva-os»

há 16 horas

Opinião: «O que fazer com a celulite a poucos dias do verão?», Sofia Carvalho, cirurgiã plástica e estética

há 16 horas

«Venha respirar fundo, mexer o corpo e apoiar uma causa maior», é o desafio da psicóloga Catarina Lucas

há 16 horas

Neste restaurante cada golo da final da Taça de Portugal terá imperial à borla

há 16 horas

Wells aumenta a oferta na saúde preventiva com autoteste para deteção de hipotiroidismo

há 18 horas

Cores, arte e tradição lisboeta dão vida aos novos quartos desta unidade hoteleira lisboeta

há 18 horas

Pernoite nesta suite de luxo e, se gostar, pode comprar as peças de decoração

há 18 horas

Se vai alugar um carro este verão, cuidado: 7 erros que deve evitar para não estragar as férias

há 18 horas

O local onde mora faz as suas viagens ficarem 30% mais caras, mas esta é a solução

há 18 horas

Óbito: Morreu a pugilista Georgia O’Connor

há 19 horas

Óbito: Morreu o músico Daniel Williams, ex-baterista da banda Devil Wears Prada

há 19 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.