Partilhar

“Hades”: um deus infernal e um verbo banal

Não se preocupe, a Escrivaninha (equipa de serviços linguístico e de edição) esclarece todas as dúvidas que possa ter na nova rúbrica “100 Erros”, todas as semanas no site Forever Young.

8 Junho 2020
Forever Young

Este é um dos verbos quase sempre previamente condenados a arder num cenário dantesco quando abrimos a boca para o conjugar — especialmente na 2.ª pessoa do singular.

 

Isto porque, constantemente, invocamos «Hades» — o terrífico deus do submundo — quando, na verdade, apenas queríamos, muito candidamente, dizer a inócua forma verbal hásde.

 

Porque estamos todos cansados de ouvir este erro — e, convenhamos, «Hades» não aguenta tantas solicitações! Vamos à explicação.

 

O verbo haver, como bem sabemos, se conjugado como verbo principal tem apenas a 3ª pessoa do singular. Dizemos (e bem): «Houve uma tempestade» e «Houve várias tempestades».

 

Contudo, quando o verbo haver deixa o seu protagonismo e se verga ao posto de mero verbo auxiliar, a maioria de nós confunde-se, evocando o deus das almas perdidas do submundo e aproximando o nosso desejo de felicidade alheia a uma espécie de maldição: «Hades ser feliz, meu filho!”. Isto é um erro crasso.

 

Como, então, conjugar (angelicamente) o verbo haver como auxiliar?

É muito simples. Vejamos as seguintes frases:

1) «Eu hei-de ser feliz.»

2) «Tu hás-de aprender esta regra.»

3) «Ele/ ela/ você há-de bater palmas a este artigo.»

4) «Nós havemos de ser craques a português.»

5) «Vós haveis de estranhar esta pessoa verbal.»

6) «Eles hão-de respirar de alívio porque a explicação está quase a acabar.»

 

Apesar de a construção com o verbo haver como auxiliar seguido de um verbo principal — presente nas frases acima — ter um quê de formalidade, não são assim tão raras as vezes em que a usamos, ou tentamos usar. Por isso, decoremo-la de uma vez por todas. Digam connosco: hás-de!

 

Além disso, como vêem, é muito mais rebuscado (e perigoso) chamar pelo nome daquele que não queremos evocar, do que simplesmente deixarmo-nos ficar pelo pacífico hás-deHás-de concordar connosco, não?

 

Ah, e para quem segue o AO de 1990, não se esqueçam: o acordo prevê a queda do hífen nas formas monossilábicas deste verbo.

 

Boas conjugações!

 

Elsa Alves

(texto escrito de acordo com a antiga ortografia)
A Escrivaninha é uma equipa de freelancers que se dedicam à revisão, edição, tradução e produção de texto, criada por quem conhece e reconhece a beleza mas também os ardis da língua portuguesa. Conheça melhor os nossos serviços aqui.

 

Mais Recentes

Óbito: Morreu Rogério Ceitil, o realizador da série “Duarte & C.ª”

há 54 minutos

Nem pescada nem salmão: se tem mais de 50 anos este é o peixe rico em ómega 3 recomendado para abril

há 1 hora

Mulher de 106 anos revela o que fez 56 vezes para permanecer jovem e prolongar a vida

há 2 horas

Mercúrio retrógrado: acalme a ansiedade e venha descobrir a data do próximo

há 2 horas

De boca aberta: é assim que está o mundo com esta terapia que faz o cancro desaparecer (em mais de 50% dos doentes)

há 2 horas

Possibilidade de propagação de um vírus grave alarma a Europa: «cuidado com os queijos», alertam

há 2 horas

Cascais recebe a 3ª edição do torneio DECENIO Green

há 3 horas

Perturbação de Stress Pós-Traumático: especialista explica a condição que levou ao suicídio do guarda-costas de David Beckham

há 3 horas

Além de águas mil, abril pode trazer amores do passado para estes 4 signos

há 4 horas

Se quer descobrir se está a envelhecer com problemas faça o teste da perna: só precisa de 10 segundos

há 4 horas

Este ano a Páscoa é em sua casa? Saiba como não ter de se preocupar com nada 

há 6 horas

Se ainda não comprou o folar da Páscoa, saiba quem voltou

há 6 horas

Óbito: Morreu o poeta, crítico e ensaísta português Fernando J.B. Martinho

há 6 horas

Porto acolhe o XXI Congresso Clínicas Espregueira dias 11 e 12 abril

há 6 horas

Companhia aérea lança recolha para apoiar a UNICEF no suporte ao terramoto em Myanmar

há 6 horas

“ÀMesa com…” está de regresso ao ÀCosta by Olivier com duas novas edições repletas de sabor

há 7 horas

Ator de série da Netflix está em estado grave após contrair infecção

há 7 horas

Nem salmão nem cavala: este é o «peixe do futuro» carregado de minerais e vitaminas

há 7 horas

Osteoblastoma: especialista explica o tumor ósseo raro de que padece o cantor Julio Iglesias

há 7 horas

Foi descoberto o segredo da longevidade de algumas pessoas: os seus netos

há 8 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.