<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Acredita que a sua situação financeira será melhor daqui a um ano? Há uma percentagem de portugueses que acredita que sim

2 Maio 2023
Sandra M. Pinto

Saiba mais

Klarna, plataforma de compras e pagamentos a nível global, anuncia hoje os resultados do seu estudo “Money Management Pulse”, que analisou os principais hábitos de consumidores de 17 países durante o primeiro trimestre do ano, incluindo Portugal, no que toca à gestão das finanças pessoais no dia a dia.  Do total de países analisados, são três os que não se encontram otimistas relativamente ao futuro da sua situação financeira: Polónia (38%), França (32%) e Áustria (28%).

Já entre os portuguesas, são 36% os que acreditam que, daqui a um ano, a sua situação financeira mudará para melhor.

Dedicado a análise dos comportamentos financeiros dos consumidores, o mais recente estudo da Klarna indica que a maioria dos consumidores encontra-se mais positiva relativamente ao futuro das suas finanças pessoais, com a Geração Z a mostrar-se, globalmente, mais otimista que as restantes. Portugal segue esta tendência geracional, com os inquiridos Gen Z a mostrarem-se mais positivos (67%) vs 35% dos Baby Boomers portugueses que acredita que a sua situação financeira vai estar pior daqui a um ano. O relatório revela ainda que existe um elevado interesse pelo tema das finanças pessoais, no entanto, é a geração Millenial que expressa um maior interesse, o que se relaciona com a sua interação frequente com serviços financeiros.

Numa sociedade cada vez mais digitalizada, o dinheiro deixa de ser o método de pagamento preferencial dos consumidores, com as preferências a evoluírem e diversificarem-se para novas formas: em Portugal, 52% dos inquiridos revela preferir pagar com um cartão de pagamento físico, com 22% a optar por um método de pagamento através do smartphone e, 21% a revelar ter preferência pelo pagamento com dinheiro. No total dos 17 países inquiridos, 15 preferem pagar com cartões. Olhando para as gerações mais jovens em todos os países, as carteiras digitais são as mais populares (Gen Z – 41%; Millenials – 36%).

A revolução dos smartphones tem possibilitado novas formas de pagamento e, a nível global, a preferência pelos métodos de pagamento digitais já ultrapassou o pagamento em dinheiro. Em Portugal, a Gen Z representa a faixa etária que mais prefere pagar com o smartphone (35%) e os Baby Boomers são os que se mostram mais reticentes a esse método (10%).

O estudo revela ainda que a proximidade geográfica entre países pode influenciar algumas das preferências no tipo de pagamento, com a Alemanha e a Áustria a destacarem-se pela elevada preferência pelos pagamentos a dinheiro; e os consumidores nos países nórdicos a raramente utilizá-los, com uma grande preferência pelos cartões de pagamento físicos.

A quantidade de dinheiro que é levantada, e com a qual os consumidores andam no dia a dia, varia de país para país, sendo ainda certo que a inflação e o aumento do custo de vida têm um impacto significativo nos seus hábitos de consumo. É nos Estados Unidos que esse valor é mais elevado, com um valor médio de 189 dólares, o dobro da média global e quatro vezes o valor em dinheiro que é encontrado na carteira dos consumidores suecos. Em Portugal, os consumidores inquiridos revelaram

Mais Recentes

Dia Nacional do Cocktail: Mistico: o rooftop com vista única e cocktails exclusivos

há 11 horas

Visconde da Luz recebe o icónico Vallado ABF 1888: uma raridade que se serve com história

há 13 horas

Treestory inaugura temporada de verão com brunch georgiano no terraço

há 14 horas

Vila Vita Parc e Penha Longa Resort são os grandes vencedores das chaves Michelin em Portugal

há 15 horas

Sem ter de pagar mais: descubra como levar mais roupa num voo desta companhia aérea

há 1 dia

«Este truque da garrafa pode colocar a segurança do seu carro em risco», alertam os especialistas

há 1 dia

Semana dos Açores traz gastronomia, workshops, um mercado e música a Lisboa

há 2 dias

O alerta vem dos especialistas: «Se vai viajar de avião não deve (mesmo) usar esta peça de roupa»

há 2 dias

Hipertensão Arterial: «O inimigo silencioso que pode provocar um AVC», Elisa Campos Costa, neurologista

há 2 dias

Descubra o método japonês para estar em forma (sem ter de ir ao ginásio)

há 2 dias

Recebe telefonemas em que não falam e não sabe porquê? Saiba como se proteger das “chamadas silenciosas”

há 2 dias

Evite confusões com a mala no aeroporto: faça isto antes de embarcar

há 2 dias

Papa Leão XIV: conheça os pratos preferidos do Sumo Pontífice

há 2 dias

Importa ter perfeita noção: estas doenças podem retirar-lhe o direito a ter carta de condução

há 2 dias

«Estes nutrientes e vitaminas são essenciais para os maiores de 50», garantem os especialistas

há 2 dias

Óbito: Morreu Angelo Bonati, antigo CEO da Panerai

há 2 dias

Mantenha a saúde da sua coluna depois dos 50 anos com estes hábitos

há 2 dias

«Coma estes 10 alimentos depois dos 50 anos e viva melhor», alertam especialistas

há 2 dias

Exames preventivos que os homens devem fazer após os 50 anos

há 2 dias

Se já passou dos 50 anos saiba como poupar no seu Seguro de Saúde

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.