A Dom Quixote edita na próxima terça-feira, 23 de maio, “Liderança”, do ex-secretário de Estado norte-americano e Prémio Nobel da Paz, Henry Kissinger, que completa 100 anos a 27 de maio.
No livro analisa as vidas de seis líderes à luz das estratégias políticas distintas que considera terem adotado. No pós-II Guerra Mundial, Konrad Adenauer recuperou a Alemanha derrotada e moralmente falida para a comunidade internacional através da «estratégia da humildade». Charles de Gaulle integrou a França nas potências aliadas vitoriosas e renovou a sua grandeza histórica com a «estratégia da vontade». Durante a Guerra Fria, Richard Nixon deu vantagem geoestratégica aos Estados Unidos, concebendo a “estratégia do equilíbrio”. Após 25 anos de conflito, Anwar Sadate criou um cenário de paz para o Médio Oriente com a «estratégia de transcendência».
Contra todas as expetativas, Lee Kuan Yew criou uma poderosa cidade-Estado, Singapura, seguindo a “estratégia da excelência”. Apesar do Reino Unido ser «o homem doente da Europa», quando chegou ao poder, Margaret Thatcher renovou a posição moral e internacional do país, seguindo a “estratégia da convicção”. Em cada um destes estudos, Kissinger conjuga reflexão histórica, experiência pública e – porque conheceu cada um destes estadistas – memórias pessoais.
“O tempo passa e Kissinger não perde nenhum do poder de fogo intelectual que o distingue dos outros professores e profissionais de política externa”, escreve o historiador Niall Fergusson sobre “Liderança”.
Henry Kissinger serviu no exército norte-americano durante a II Guerra Mundial e foi professor de História e de Política na Universidade de Harvard nos vinte anos subsequentes. Foi conselheiro de Segurança Nacional e secretário de Estado nas administrações de Richard Nixon e de Gerald Ford, e tem aconselhado desde então os presidentes dos Estados Unidos em matéria de política externa. Foi laureado com o prémio Nobel da Paz em 1973 e recebeu a Presidential Medal of Freedom, a Medal of Liberty e outras distinções. É autor de vários livros e artigos sobre política externa e diplomacia, incluindo Da China e A Ordem Mundial. É atualmente presidente da Kissinger Associates, Inc., uma empresa de consultoria internacional.