Partilhar

Universidade de Coimbra lidera projeto para combater a obesidade e promover a saúde

Para conhecer.

23 Maio 2023
Sandra M. Pinto

O projeto “PAS GRAS: redução de riscos metabólicos, determinantes ambientais e comportamentais da obesidade em crianças, adolescentes e jovens adultos”, liderado pelo investigador e vice-presidente do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC), Paulo Oliveira, acaba de receber 9,5 milhões de euros do Horizonte Europa.

O “PAS GRAS” envolve parceiros de 8 países europeus e tem como propósito desenvolver, ao longo de cinco anos, estratégias interdisciplinares de investigação e inovação capazes de mudar o paradigma da prevenção e do tratamento da obesidade, fornecendo soluções práticas para uma vida saudável na sociedade contemporânea.

A investigação vai clarificar o papel do estilo de vida, saúde mental, fatores familiares, socioeconómicos e do ambiente no desenvolvimento da obesidade, e a sua interação com as características genéticas e metabólicas de cada indivíduo. Com base numa análise integrada dos múltiplos parâmetros vai ser possível elaborar uma avaliação personalizada e robusta do risco acrescido de sofrer de obesidade e complicações associadas, que incluem, por exemplo, problemas cardiovasculares. O estudo vai ter como públicos-alvo crianças (3-9 anos), adolescentes (10-18 anos), jovens adultos (19-25 anos), e respetivas famílias, com excesso de peso ou obesidade. Paralelamente, o projeto vai estudar mecanismos celulares e moleculares subjacentes ao efeito protetor de componentes da dieta mediterrânica e atividade física. Além disso, vai criar uma campanha internacional que visa o aumento da literacia em saúde e a sensibilização da sociedade para os riscos da obesidade.

«O PAS GRAS vai preencher lacunas críticas no diagnóstico e prognóstico da obesidade e proporcionar um conjunto de ferramentas inovadoras e medidas que possam contribuir para adotar e manter escolhas de estilo de vida que contrariem o excesso de peso/obesidade», explica o líder do projeto. Paulo Oliveira acrescenta ainda que «o PAS GRAS é um dos 6 projetos financiados ao nível Europeu. O projeto tem uma equipa única, contando não só com o envolvimento de cidadãos, investigadores, profissionais de saúde e empreendedores, mas também com autarquias, e autoridades nacionais e internacionais, para que juntos possamos reduzir de forma irreversível a curva da obesidade, especialmente nas populações mais jovens».

O projeto vai contar com a participação de 15 entidades, incluindo a Associação de Ginástica do Centro (Portugal), a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (Portugal), o Conselho Nacional das Pesquisas (Itália), a Fundação EURECAT (Espanha), o Instituto Nencki de Biologia Experimental (Polónia), o Instituto Pedro Nunes (Portugal), o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Portugal), o King’s College de Londres (Reino Unido), a Mediagnost (Alemanha), a Sociedade Europeia de Investigação Clínica (Países Baixos), a Universidade de Bari (Itália), a Universidade de Martin Luther Halle-Wittenberg (Alemanha), a Universidade de Uppsala (Suécia), a Universidade Nova de Lisboa (Portugal) e a Universidade Técnica de Munique (Alemanha).

O projeto “PAS GRAS” é coordenado pelo consórcio Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia (CIBB), que é formado pelo CNC-UC, pelo Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) e pelo Centro de Estudos e Investigação em Saúde da Universidade de Coimbra (CEISUC).

Mais Recentes

Como lidar com as reuniões familiares nesta época festiva

há 18 minutos

Hotéis Valverde celebram a Páscoa com programas especiais em Lisboa, Sintra e Santar

há 1 hora

“à Mesa com a Vista Alegre” espera por si numa viagem pela marca

há 2 horas

Escapadinhas de Páscoa com programas para toda a família

há 3 horas

Aqui a Páscoa comemora-se ao ar livre com caças de ovos, pinturas e pratos recheados de sabor

há 3 horas

Se o seu sonho é ir à Islândia esta noticia é para si: vai poder fazê-lo com 25% de desconto (nos voos)

há 4 horas

Pingo Doce abre o primeiro restaurante em Portugal com pagamento por Inteligência Artificial

há 18 horas

Celeste adoça a Páscoa com o irresistível Folar de Limão

há 18 horas

Amoreiras Shopping Center apresenta Via Sacra num cenário imponente e interativo

há 18 horas

Taberna Londrina inaugura (amanhã) o terceiro restaurante em Lisboa

há 19 horas

À atenção de pais e avós: cyberbullying – 6,1% dos jovens até aos 18 anos já foram vítimas

há 19 horas

Unidade hoteleira 5 estrelas lança sobremesa inspirada no famoso Chocolate do Dubai

há 19 horas

PEN Norte-americano atribui a Mia Couto o Prémio PEN/Nabokov 2025

há 19 horas

Rock ‘n’ Metro acontece já amanhã no Metropolitano de Lisboa: saiba onde e a que horas

há 20 horas

Experiência à beira-Tejo que vai seduzir os apreciadores dos melhores vinhos portugueses

há 21 horas

NASA oferece quase 3 milhões de euros a quem recuperar as 96 malas deixadas pelos astronautas na Lua (não imagina o que têm lá dentro)

há 22 horas

Doença de Parkinson: «Ajudar a melhorar o dia a dia de um doente é um ato de amor e dedicação», Ricardo Azevedo, diretor técnico Espaço Avós

há 23 horas

«Este é o erro comum que faz com que massa fique mais calórica», revela especialista

há 23 horas

Quer pagar menos de luz? Veja aqui como (e saiba também quais os fornecedores mais baratos)

há 23 horas

EMEL já pode multar também por infrações ao Código da Estrada: vai criar uma unidade de fiscalização especial para alguns veículos em particular

há 23 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.