Já é conhecida a causa da morte de Ricardo Seguro Pereira, decorador do programa Querido Mudei a Casa, da TVI.
Segundo apurou o jornal Correio da Manhã, o arquiteto de interiores lutava contra um depressão grave e colocou um termo à própria vida no mesmo dia em que nasceu o sobrinho. O ato terá sido cometido na quinta da família.
No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si.
A depressão provoca ainda ausência de prazer em coisas que antes faziam bem e grande oscilação de humor e pensamentos, que podem culminar em comportamentos e atos suicidas.
O tratamento é feito com auxílio médico profissional, através de medicamentos, e acompanhamento terapêutico conforme cada caso. O apoio da família é fundamental.
Pessoas acometidas por depressão podem, além da sensação de infelicidade crónica e prostração, apresentar baixas no sistema de imunidade e maiores episódios de problemas inflamatórios e infecciosos.
A depressão, dependendo da gravidade, pode desencadear, também, doenças cardiovasculares, como enfarto, AVC e hipertensão.