Excesso de gases
A presença excessiva de gases que pode ser decorrente da ingestão de ar durante as refeições, principalmente se forem consumidas apressadamente.
O acumular de gases na barriga também pode ser causado por fenômenos de fermentação intestinal excessiva, que costumam ocorrer quando ingerimos legumes, álcool, laticínios, alimentos ricos em gorduras ou açúcares e bebidas carbonatadas.
Obstipação crónica
Aqueles que não evacuam regularmente ou têm dificuldade em expelir fezes duras, podem ficar com a barriga extremamente tensa e dolorida.
Geralmente têm que beber muita água e consumir alimentos mais ricos em fibras e não muito refinados.
Colite ulcerativa
A colite ulcerativa é um tipo de doença inflamatória que afeta o cólon e o reto. Ocorre inflamação da mucosa interna do cólon, com o aparecimento de micro feridas que costumam sangrar.
Os sintomas da colite retal variam da formação de gás com flatulência e distensão abdominal com dor e, às vezes, pode ocorrer febre e desgaste físico.
Doença de Crohn
Pode afetar todo o sistema digestivo ou apenas o intestino. Neste último caso, gera dor e inchaço abdominais, com prisão de ventre e cólicas.
Intolerância alimentar
A intolerância alimentar pode estar causar o inchaço, quando está associada a outros sintomas como diarreia, prisão de ventre, náuseas e irritabilidade. As intolerâncias mais comuns são as intolerâncias ao glúten e à lactose.
Stress
Stress e estilo de vida agitado, pois ocorre uma somatização que leva à tensão abdominal.