Partilhar

Os hábitos de limpeza estão a mudar a nível mundial. E os portugueses estão mais ou menos preocupados com a limpeza da sua casa?

Vejamos a resposta

20 Junho 2023
Sandra M. Pinto

O Global Dust Study da Dyson 2023, estudo anual global sobre o pó, que investiga hábitos e comportamentos de limpeza, revela que, no último ano, se registou, globalmente, uma redução significativa do número de pessoas que mantêm uma rotina de limpeza regular.

Ainda assim, entre todos os inquiridos, os portugueses são os que continuam a ter maior proatividade no que toca às limpezas da sua casa.

O Global Dust Study, realizado por mais de 30 mil pessoas em 39 países, revela que, após a pandemia, os hábitos de limpeza estão a diminuir a nível mundial. 60% das pessoas admitem agora que só limpam quando vêem pó ou sujidade visível – este número aumentou 20% desde o ano passado. Em Portugal, 51% das pessoas afirmam ter um horário de limpeza regular, tendo este número diminuído desde o ano passado, o que indica que estamos a tornar-nos menos disciplinados no que diz respeito às limpezas da nossa casa. Em termos dos locais mais “descuidados” da casa, 3 em cada 10 portugueses confessa não limpar regularmente debaixo da cama, atrás da louça da casa de banho e a cama do seu animal de estimação.

“A pandemia da COVID-19 sublinhou a necessidade de uma limpeza regular para manter as casas saudáveis”, afirmou Monika Stuczen, investigadora de microbiologia da Dyson. “Este aumento significativo do número de pessoas que só limpam quando detetam pó visível é motivo de preocupação, uma vez que muitas partículas de pó – incluindo bactérias, fezes de ácaros e pólen – são de tamanho microscópico e não são visíveis a olho nu”.

Compreender o pó…
O estudo da Dyson revela que o conhecimento geral do que existe no pó da nossa casa é baixo. Nomeadamente, 28% dos agregados familiares em Portugal têm algum membro afetado por alergias, mas muito poucos estão conscientes da presença de indutores de alergias comuns no nosso pó. Apenas 41% tinham conhecimento de que o pólen pode residir no nosso pó e apenas 25% sabiam da potencial presença de fezes de ácaros.

…e como se livrar dele.
Garantir um ambiente saudável é a principal razão a nível mundial para as pessoas quererem livrar a sua casa do pó. O mesmo se aplica a Portugal. Embora muitas pessoas partam do princípio de que, se o pó e a sujidade forem recolhidos, o problema está resolvido, a aspiração é inútil sem uma filtragem completa.

O Global Dust Study revela que o conhecimento dos filtros é globalmente baixo e, apesar de se ter tornado palavra de ordem durante a pandemia, em Portugal, apenas 23% das pessoas conhecem o filtro HEPA (High Efficiency Particulate Air).

Já quando necessitam obter dicas de limpeza, os portugueses confiam maioritariamente em conselhos de familiares e amigos, de seguida em pesquisas no Google, Instagram, Facebook e por último, no TikTok.

Mais Recentes

Zeca Afonso e Carlos Paredes homenageados a quatro guitarras

há 40 minutos

Quer emagrecer? Pare de ignorar estes alimentos

há 2 horas

Titanic. Os detalhes (fascinantes) pouco conhecidos sobre o desastre

há 3 horas

Estará o sono relacionado com a saúde mental e o bom humor?

há 4 horas

10 melhores alimentos para ganhar massa muscular

há 5 horas

Museu do CCB celebra hoje e domingo um ano com novas exposições e entradas gratuitas

há 5 horas

Mudança de horário: é assim que a chegada da hora de inverno pode afetar a sua saúde, revelam os especialistas

há 22 horas

As melhores cidades do mundo para viajar em 2025 são…

há 22 horas

Um elefante e um burro: revelamos porque são estes animais os símbolos dos dois partidos nos Estados Unidos da América

há 22 horas

Uma sondagem global sobre as eleições de 2024 nos Estados Unidos da América revela qual dos dois candiadatos é o preferido dos portugueses

há 23 horas

Turismo chega ao último trimestre do ano mais confiante num 2024 recorde

há 23 horas

Uma questão controversa (ou nem por isso): como amar a grande arte feita por péssimas pessoas?

há 1 dia

Dia Mundial da Massa: este é o país onde se consome mais este alimento (e há um prato que é o preferidos dos estrangeiros)

há 1 dia

Uma das mais famosas (e belas) cidades da europa vai aumentar taxa de entrada para turistas para 10 euros: saiba quando

há 1 dia

Nova criação de Tiago Rodrigues “No Yogurt for the Dead” na Culturgest em fevereiro

há 1 dia

Óbito: Morreu o ator brasileiro João Rebello que entrou em Vamp’ e ‘Cambalacho

há 1 dia

Avatim lança campanha de Halloween explorando o lado misterioso das fragrâncias

há 1 dia

Encefalopatia Traumática Crónica: conheça aquela que é conhecida como a Demência Pugilística

há 1 dia

Óbito: Morreu o pugilista brasileiro Maguila

há 1 dia

Proteja a sua saúde: nunca reaqueça estes alimentos

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.