Partilhar

Ação de sensibilização consciencializa sobre as doenças da tiroide (afetam 1 milhão de portugueses)

A Associação das Doenças da Tiróide (ADTI) vai realizar no próximo domingo (2 de julho) uma ação de sensibilização que será emitida em direto no programa vespertino de domingo à tarde na SIC, o “Domingão”.

30 Junho 2023
Sandra M. Pinto

Com o objetivo de destacar a importância do fator genético das doenças relacionadas com a tiroide, esta iniciativa pretende dar continuidade ao trabalho de consciencialização e de sensibilização que a ADTI tem vindo a promover no seguimento da Semana Internacional de Consciencialização para as doenças da Tiroide.

Para Celeste Campinho, presidente da Associação das Doenças da Tiroide, «estas ações são essenciais para darmos a conhecer a doença entre a nossa comunidade uma vez que esta afeta, no nosso país, cerca de 1 milhão de pessoas, sendo que muitas delas nem se apercebem que sofrem da mesma. Dado que ainda existe um grande desconhecimento das doenças associadas à tiroide e da forma como se manifestam, pretendemos assim, alertar, não só para as consequências que podem trazer para a saúde, mas também para os sinais para os quais todos devemos estar atentos, nomeadamente se tivermos em consideração sintomas como fadiga, fraqueza muscular, distúrbios do sono, ansiedade, depressão, problemas de visão e problemas relacionados com o ciclo menstrual. Foi consciente desta realidade que escolhemos para esta ação a frase “Cuide da sua tiroide, não ignore os alertas”, porque estes podem salvar vidas.»

Por outro lado, a presidente da ADTI sublinha também a importância do diagnóstico precoce «uma vez que este pode levar o doente a realizar um tratamento mais adequado e eficaz, o que se traduz num enorme benefício em termos da recuperação da qualidade de vida afetada na sequência de sequelas deixadas por problemas da tiroide. É nesse sentido que a ADTI tem vindo também a desenvolver vários rastreios com o intuito de facilitar cada vez mais o acesso ao diagnóstico e, desta forma, informar e alertar para a relação do histórico de saúde familiar com o risco de ocorrência de doenças da tiroide. É também de sublinhar que estamos a falar de um diagnóstico muito simples de realizar e que pode ser feito através de análise ao sangue ou dos níveis hormonais. Acima de tudo o que pretendemos é que existam cada vez mais pessoas informadas e alertadas para a realidade das doenças da tiroide e das suas consequências para a saúde em geral.»

Hipotiroidismo

Estima-se que, em todo o mundo, 200 milhões de pessoas vivam com algum distúrbio da tiroide, e muitas vezes por diagnosticar. Em Portugal, prevê-se que afete 1 milhão de pessoas, embora ainda exista um grande desconhecimento das doenças associadas a esta glândula, bem como em relação à forma como estas se manifestam.

A tiroide é uma glândula endócrina, com um formato semelhante ao de uma borboleta, localizada na parte frontal do pescoço. Esta glândula é responsável pela produção de diversas hormonas reguladoras do metabolismo do corpo que afetam o crescimento e desenvolvimento pessoal. Desta forma, quando a sua produção está comprometida, afetam os mais diversos órgãos, o que resulta nos mais distintos problemas de saúde.

O desequilíbrio desta glândula resulta em sintomas como fadiga, fraqueza muscular, distúrbios do sono, ansiedade, depressão, problemas de visão e problemas no ciclo menstrual. Assim, o seu diagnóstico é feito através de testes de função da tiroide, que podem ser realizados a partir de uma simples análise ao sangue ou pela análise dos níveis hormonais.

Apesar de serem doenças que podem ter mais impacto em mulheres e surgir em todas as etapas da vida, desde a infância até à terceira idade, há evidências de que este pode ser um problema hereditário, pelo que é comum surgir em diferentes membros da mesma família.

A causa mais comum de doenças da tiroide é autoimune, um processo em que é o próprio sistema imunitário que ataca as células da tiroide, como se estas fossem células estranhas.

Mais Recentes

Estudo publicado na revista Nature revela impacto oculto das atividades humanas na natureza

há 2 horas

IRS: novo simulador fiscal permite simular a melhor forma de maximizar reembolso

há 3 horas

Deixe-se levar pela magia da Páscoa no Sheraton Cascais Resort

há 4 horas

Celebre a Páscoa com uma escapadinha em família

há 4 horas

Regule os níveis de açúcar incluindo este alimento (com moderação) nas suas refeições

há 5 horas

Evite os picos de ansiedade pela manhã: coma isto ao pequeno-almoço

há 5 horas

Olhe bem para as suas pernas: podem revelar que está com colesterol alto

há 5 horas

Descubra uma pessoa má em minutos: basta aplicar estes ensinamentos

há 6 horas

«Se quer retardar o o envelhecimento até 30 anos estes 3 alimentos são essenciais», alerta especialista em longevidade de Harvard

há 6 horas

Esqueça tudo o que julga saber sobre envelhecimento: há duas datas a que tem de tomar atenção

há 6 horas

Especialista alerta: «é urgente eliminar imediatamente o óleo destes enlatados; têm 10 vezes mais mercúrio»

há 7 horas

Se tem mais de 50 anos saiba que estas são as 7 doenças mais comuns

há 8 horas

É o verdadeiro “assassino” do mau colesterol: encontre-o escondido por entre os alimentos

há 8 horas

O Sol da Caparica revela o alinhamento completo da 10.ª edição

há 9 horas

Lisboa está agora mais perto de Porto alegre e a “culpada” é só uma

há 9 horas

Com uma depressão a chegar importa saber: como proteger o automóvel de uma chuva de granizo

há 10 horas

Arritmias cardíacas: especialista explica (e alerta) sobre condição que levou ao internamento de Luís Montenegro

há 11 horas

Opinião: «Atividade física e saúde da coluna – um caminho para o bem-estar», Jorge Alves, Cirurgião de Coluna

há 11 horas

À atenção de pais e avós: lições retiradas da série “Adolescência” alertam sobre os riscos digitais para os jovens

há 11 horas

Mexa-se: a importância da atividade física para a saúde

há 12 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.