Aveia
O alimento é rico em fibras solúveis, um dos nutrientes responsáveis por carregar o colesterol para fora do corpo.
Grãos integrais (como a cevada)
O LDL, colesterol ruim, é o responsável por desenvolver gordura na corrente sanguínea, causando – a longo prazo – obstrução vascular. Por isso, o colesterol alto pode resultar em doenças graves, inclusive cardíacas.
Assim, possuindo os mesmos benefícios da aveia, grãos integrais, como o da cevada, podem ser bons aliados contra o colesterol ruim. Reduzindo, do mesmo modo, os riscos de problemas cardíacos.
Oleaginosas
Comer regularmente castanha do pará, nozes, amendoim e outros tipos de oleaginosas, numa quantidade igual ou superior a 50 gramas, pode reduzir o LDL em até 5%.
Feijão
O feijão e todos os alimentos da família Fabaceae são ricos em fibras e devem ser consumidos para diminuir o colesterol ruim.
Beringela
A beringela possui grande quantidade de fibras solúveis e, por isso, deve ser incluída na dieta “contra o colesterol ruim”. Além disso, é um vegetal de baixas calorisa.
Quiabo
Assim como a beringela, o quiabo possui uma quantidade de fibra solúvel indispensável para quem quer reduzir o LDL.
Maçãs, uvas, morangos, frutas cítricas
As frutas citadas são extremamente ricas em pectina, um tipo de fibra solúvel que reduz, significativamente, o colesterol ruim – LDL. L
Óleos vegetais
Os óleos vegetais ajudam a reduzir o colesterol ruim à medida que podem ser utilizados no lugar de outros tipos de óleos usados para cozinhar.
Soja
Uma boa maneira de baixar o colesterol ruim é substituindo o leite integral pelo leite de soja.
Peixe
O peixe é rico em ômega 3, uma gordura boa que possui a capacidade de reduzir o colesterol ruim, podendo evitar, deste modo, doenças cardiovasculares.