A CEGOC está a promover Academias de formação corporativas, criadas de raiz para o setor hoteleiro. Pensadas com o objetivo de desenvolver competências críticas, pretende-se que sejam capazes de capacitar e preparar os colaboradores das organizações para o momento de profundo crescimento e transformação que o setor vive. O seu princípio orientador visa assumir-se como um motor de motivação, compromisso e identificação da cultura da empresa.
A abordagem criada pela CEGOC para o setor da hotelaria fundamenta-se numa sequência de etapas de desenvolvimento pessoal e profissional que correspondem aos principais desafios com que um colaborador se confronta no interior da organização, até aos níveis de liderança superior.
Por serem programas com soluções pensadas à medida das necessidades organizacionais, garante-se a coerência e alinhamento de princípios, fundamentos e linguagem, circunstância que potencia a criação de uma cultura organizacional e mudança coletiva, com impacto ao nível de resultados.
Para que os processos fluam da forma mais adequada, os colaboradores poderão ajustar a sua própria agenda, maturidade organizacional e necessidades de maior evolução na organização, alinhados com o sistema de gestão de carreiras.
Os 4 grandes pilares das Academias de Formação
É fundamental que as academias corporativas para o setor hoteleiro tenham como base sólidas infraestruturas tecnológicas, que permitam a gestão integrada de toda a informação e formação dos colaboradores. Dessa forma, identificam-se 4 grandes pilares para este novo programa CEGOC:
Pilar do Desenvolvimento de Competências Core (Transversais).
Neste eixo, encontram-se percursos formativos para o desenvolvimento de competências adequadas ao saber estar dentro da organização, fundamentais ao crescimento do colaborador na sua progressão de carreira e preparação de futuras lideranças.
Pilar do Desenvolvimento de Competências Técnicas.
A este nível, desenvolvem-se as competências técnicas da operação hoteleira, percursos formativos alinhados com as necessidades do desenvolvimento anual das competências técnicas com foco na melhoria continua e na qualidade de serviço.
Pilar do Desenvolvimento de Competências de Liderança.
Aqui, potenciam-se percursos formativos para desenvolvimento de competências de liderança para jovens lideranças (Essential Leadership Skills) e lideranças confirmadas (Advanced Leadership Skills).
Pilar do Desenvolvimento de Competências de Gestão e Alta Direção.
Este 4º e último eixo de formação destina-se ao Top Management da empresa. Desenvolvem-se ações de formação imersivas de gestão e alta direção, com reconhecimento internacional, para o desenvolvimento dos líderes de topo da organização.