Homens e mulheres de meia idade que têm pressão alta enquanto realizam exercícios moderados podem ter maior risco de sofrer uma doença cardíaca, sugere um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Boston, nos Estados Unidos.
O estudo analisou a ligação entre os níveis de pressão arterial e o tempo necessário para que a pressão alta voltasse ao normal, para quase duas mil pessoas inscritas num importante estudo de saúde cardíaca dos EUA. Os participantes tinham em média 58 anos de idade, cerca de um quarto eram obesos e cerca de um terço apresentava hipertensão no início do estudo.
Todos os participantes foram testados quanto a alterações na pressão arterial enquanto corriam em um nível “submáximo” numa esteira por três minutos seguidos. As leituras de pressão arterial foram realizadas no meio da sessão de exercícios e, em seguida, a taxa na qual a pressão arterial voltou ao normal (“recuperada”) foi registada quando eles se deitavam de costas após o exercício.
A pressão arterial mais alta durante o exercício foi associada a um risco maior de desenvolver hipertensão nos 12 anos do estudo. Além disso, os atrasos na recuperação da pressão arterial após o exercício também foram associados a um maior risco de doenças cardíacas e morte durante o período do estudo.