Se é daqueles que chega mesmo em cima da hora e estaciona de forma inadequada à porta da escola, fique atento, pois este gesto pode sair bastante caro.
A lei do código da estrada é bastante clara a este respeito, o estacionamento indevido pode levar a sanções entre os 60 euros e os 300 euros, e à retirada de pontos da carta de condução, de acordo com a gravidade da situação. Ainda que o não abandono do veículo possa impedir uma sanção, a verdade é que com o aumento da movimentação automóvel nas zonas próximas das escolas em hora de ponta, qualquer veículo mal estacionado vai prejudicar de forma clara o fluxo de circulação.
A recomendação geral é a de que se desloque com tempo, estacione adequadamente e aceda a pé à zona escolar. Mas tal pode ser complicado nalgumas zonas, sobretudo as situadas nos centros da cidade ou artérias principais, pelo que Jennifer Amador Tavares de Sousa Diretora para Portugal do EasyPark Group recomenda, sobretudo, sair de casa com tempo suficiente para estacionar em zonas limítrofes da escola: “Pode parecer óbvio, mas se organizamos as nossas rotinas tendo em mente esta realidade, poderíamos começar o dia com bastante menos stress”, explica. “Se as aulas começam às 08h30, mas se colocarmos como objetivo chegar às 08h15m, dispomos de alguma margem de manobra para estacionar mais facilmente, evitando até a hora de maior afluência.”
Outro conselho é o de utilizar aplicações que os mostram as zonas onde é mais provável encontrar estacionamento, como Find, uma função da EasyPark, ou utilizar as aplicações para gerir o estacionamento em si, não perdendo tempo com deslocações ao parquímetro: “Esta tecnologia permite reduzir o número de carros em circulação, melhorar o tráfego nas ruas mais saturadas e facilitar o dia-a-dia dos utilizadores, poupando tempo.”, adiciona Jennifer de Sousa.
Uma vez o veículo estacionado, é muito importante que as crianças saiam do veículo pelo lado do passeio para evitar percalços com outros veículos. “E não esquecer de recolher a mochila, que deve ir no porta-bagagens, que é o mais seguro para situações de travagem ou mudanças de direção bruscas”, clarifica a diretora para Portugal da EasyPark.
Por último, Jennifer de Sousa recorda que “por segurança, as crianças devem viajar nos assentos traseiros e, sempre, com sistemas de retenção homologados e o cinto de segurança, de acordo com a legislação.”