«Reduzir e gerir a pegada de carbono», «reduzir o plástico descartável no seu negócio, na sua cadeia de abastecimento e nos tours», a «criação de excursões sustentáveis», o «envolvimento da cadeia de fornecedores na sustentabilidade» e o «marketing e comunicação de sustentabilidade», são os temas a abordar em cinco sessões, que contam com a participação, além de especialistas, dos testemunhos e boas práticas de agências e operadores de vários países.
De Portugal, participam nestas sessões Catarina Cymbron, da Agência Melo (envolvimento cadeia de fornecedores), Eduardo Caetano, da Portimar (excursões sustentáveis) e Nádia Matos, da Cosmos, no marketing de sustentabilidade.
Naut Kusters (Travelife), Dominique Van Straaten (Rippples), Ally Dragozet (Sea Going Green), Jo Hendrickx (Travel Without Plastic), Emilie Hagedoorn (Green Heart Tourism) e Anne de Jong (Good Tourism Institute) são os especialistas que terão a seu cargo as diferentes sessões.
Após estas apresentações, uma sessão de perguntas e respostas e discussão proporcionará aos participantes (incluindo os participantes on-line) a oportunidade de interagir com os oradores e especialistas em sustentabilidade, obtendo insights mais profundos sobre as cinco áreas temáticas.
O evento constitui também o encerramento do projeto SUSTOUR, cofinanciado pelo programa COSME da EU, e celebra o facto de mais de 600 agências de viagens e operadores turísticos de 35 países europeus terem iniciado o caminho da sustentabilidade, muitas das quais tendo logrado atingir os níveis Partner e Certified do processo de certificação da Travelife.
A realização do evento em Cascais resulta de uma iniciativa da APAVT-Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, membro do consórcio SUSTOUR, com o apoio da ATC-Associação de Turismo de Cascais.
Detalhes do evento:
• Data: 13 a 14 de setembro de 2023
• Localização (híbrido): Cascais, Portugal
• Programa e inscrições: https://www.travelife.info/sustour/?menu=event
O SUSTOUR é um projeto COSME financiado pela UE para continuar a desenvolver e implementar ferramentas e normas para ajudar os operadores turísticos e agentes de viagens a melhorar o seu desempenho em matéria de sustentabilidade. Prevê também um orçamento de apoio às PME de 600 000 € para implementar um extenso sistema de apoio à formação e certificação para operadores turísticos e agentes de viagens. O projeto é gerido por um consórcio de 7 organizações, incluindo a APAVT e apoiado por 24 associações de profissionais de viagens.
Travelife for Tour Operators é um sistema de formação, gestão e certificação internacionalmente reconhecido para a sustentabilidade no turismo. Tem como objetivo fornecer às empresas objetivos, ferramentas e soluções de sustentabilidade realistas para implementar mudanças positivas nos seus negócios e cadeias de abastecimento.