Hoje, o Primeiro-Ministro, António Costa, esteve presente, ao lado da Embaixadora do Chile em Portugal, Marina Teitelboim, na estação de Arroios do Metropolitano de Lisboa, para a inauguração do busto de Salvador Allende, o Presidente do Chile, que governou o seu país entre 4 de Novembro de 1970 e 11 de Setembro de 1973, dia em que deu a sua vida na defesa do Palácio Presidencial depois do golpe de Estado realizado pelas Forças Armadas lideradas pelo General Augusto Pinochet, que instaurou durante 17 anos uma ditadura cívico-militar no país.
Trata-se de uma escultura doada ao Metropolitano de Lisboa pela Embaixada do Chile, doação esta firmada através de um Protocolo de Cooperação Cultural entre estas duas instituições.
Esculpido pela artista Margarida Santos, conhecida pelos seus trabalhos em barro e bronze, o busto nasce da sua conceituada mestria. A escultura, trabalhada em bronze patinado de castanho, conta com as dimensões de 0,60 x 0,40 x 0,70 metros, passará a integrar o espólio cultural do Metropolitano de Lisboa, e pode ser vista na estação de Arroios, sita na Praça do Chile, local adequado para uma justa homenagem a Salvador Allende.
.