Os auriculares (ou “earbuds” como também são conhecidos) são um dos aparelhos tecnológicos mais utilizados diariamente, sobretudo por todos os fãs de música. Seja a caminho do trabalho, enquanto viajamos nos transportes ou enquanto treinamos no ginásio, a verdade é que muita gente não consegue já viver sem a possibilidade de ouvir a sua música ou podcast preferido.
Apesar de toda a conveniência associada a estes dispositivos, existem igualmente alguns riscos associados ao seu uso que muitas vezes são ignorados. A professora de saúde ambiental Kelly Reynolds explicou recentemente ao portal Mic, de que forma os auriculares podem representar um perigo para a saúde dos seus utilizadores.
Basicamente estes aparelhos podem acumular bastante sujidade e bactérias ao longo da sua utilização. Caso não sejam limpos de forma frequente, o contacto direto com o canal auditivo pode provocar infeções.
Eis 4 razões que o devem convencer a limpar melhor todos estes dispositivos.
- As bactérias podem crescer nos auriculares
Tal como Reynolds explica “se a cera dos ouvidos se acumular nos auriculares, isso pode funcionar como uma barreira que prende as bactérias” e impede os aparelhos de secarem adequadamente”. Tudo isso poderá contribuir para que as bactérias sobrevivam e cresçam.
- Partilhar estes auriculares com outra pessoa é um comportamento de risco
As consequências desta decisão podem ser graves. Ao colocar um auricular de outra pessoa no seu canal auditivo estará a interferir com a flora microbial, duplicando-a e introduzindo novas bactérias. É bastante comum que este tipo de partilha dê origem não apenas a infeções, como também ao aparecimento de borbulhas, fungos, pontos negros ou postulas. Para evitar que isto aconteça é absolutamente necessário que limpe adequadamente os auriculares antes de os utilizar.
- A cera dos ouvidos nem sempre é problemática. Mas as bactérias são.
É natural que possam existir vestígios de cera nos auriculares. Na maior parte dos casos isso será inofensivo. No entanto os problemas podem surgir a partir do momento em que o número de bactérias nestes dispositivos aumente consideravelmente. O organismo não terá capacidade de gerir esta situação, pelo que assim que existir contacto direto com o canal auditivo podem formar-se infeções. O calor, a humidade e a falta de ar que existe nos seus ouvidos sempre que coloca auriculares irá assegurar um ambiente perfeito para o crescimento das bactérias. É assim recomendado que utilize frequentemente um cotonete ensopado de álcool ou desinfetante na limpeza destes aparelhos.