Partilhar

7 livros que prometem ajudar a melhorar a sua comunicação

Saber comunicar de uma forma efetiva é algo primordial seja no âmbito pessoal ou profissional. Mas comunicar vai muito além da comunicação oral.

29 Outubro 2020
Forever Young

A comunicação é um elemento valioso tanto para as organizações como para as nossas relações pessoais. Melhorar este skill deve ser um objetivo de todos. Felizmente existem algumas ferramentas que podem ajudar ao longo deste processo.

Estes 7 livros mostram como a comunicação dentro de uma empresa pode ser melhorada.

 

  • Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie
    Impossível falar de melhorar a comunicação e não citar esse clássico que já vendeu mais de 50 milhões de exemplares em todo o mundo. Apesar da sua primeira edição ter sido publicada em 1936, os ensinamentos do livro “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas” continuam bastante atuais. Segundo o autor, Dale Carnegie, o modo como abordamos outra pessoa influencia diretamente no seu comportamento. O livro também oferece vários ensinamentos sobre relacionamentos interpessoais, que vão ajudar a melhorar a sua comunicação.

 

  • Comunicação Não-Violenta, de Marshall B. Rosenberg
    Este livro baseia-se em explicar e modificar as estratégias de abordagem que seriam violentas por formas mais generosas e amigáveis. Os ensinamentos de Marshall Rosenberg vão ajudar a resolver problemas através do respeito, da generosidade e da empatia, aperfeiçoando as relações pessoais e profissionais. Aqui não se procura impedir ou eliminar os conflitos, mas sim evitar que eles sejam baseados na violência.

 

  • Obrigado Pelo Feedback, de Douglas Stone e Sheila Heen
    Uma das principais formas de comunicação numa empresa ocorre no momento em que se realiza um feedback, seja semanal, mensal ou até mesmo anual. Hoje, o feedback deixou de ser apenas uma forma de avaliação das atividades, passando a ser uma troca de informações fundamental no relacionamento empresarial. Este livro explica por que para a maioria das pessoas ouvir e compreender o feedback não é muito recetivo, além da dificuldade que muitos possuem em oferecê-lo. Ao lê-lo aprende-se valiosos conselhos para sermos capazes de não deixar escapar nenhum feedback que seja necessário realizar e/ou nem aborrecer-se com algum comentário negativo.

 

  • Todos Falam, Poucos Comunicam, de John C. Maxwell
    Dentro de uma empresa, não há ter liderança sem comunicação. E quando falamos de liderança, pensamos no best seller de John Maxwell que já vendeu mais de 19 milhões em todo o mundo. Neste livro são apresentados alguns conceitos simples. Ter uma comunicação efetiva é fundamental para um líder dentro de uma organização. Ninguém quer ouvir uma pessoa falar sobre algo que não percebe, por isso um dos principais ensinamentos deste livro é justamente esse, tenha a certeza da mensagem que quer passar.

 

  • A Arte de Ler Mentes, Henrik Fexeus
    Seria realmente possível ler mentes? Isto pode parecer estranho e um pouco confuso, mas a verdade é que essa arte está presente nosso dia-a-dia. Neste livro são abordadas técnicas de comunicação não verbal e de linguagem corporal que podem ser utilizadas para estabelecer empatia, interagir e persuadir melhor as pessoas em seu redor.

 

  • Sorria, Você Trabalha Aqui!, de Analisa de Medeiros Brum
    A sua empresa possui funcionários desmotivados? Os resultados não são os esperados? Quando os colaboradores se encontram desmotivados a produtividade da empresa pode cair drasticamente. Trazer de volta a motivação é um trabalho que merece atenção e dedicação, principalmente, por parte dos lideres. A autora cita neste livro o endomarketing, uma estratégia utilizada para o público interno da empresa. Essa estratégia incentiva à comunicação interna e à transparência na relação entre a empresa e os seus colaboradores. Com uma comunicação clara, ocorre um aumento no envolvimento dos colaboradores com a empresa.

 

  • Segredos do Relacionamento, de John C. Maxwell
    Este livro reúne as melhores estratégias para melhorar a comunicação e alavancar os relacionamentos. Tudo o que fazemos é resultado do trabalho em equipa. Independentemente de ser um líder ou colaborador, estamos ligados a outras pessoas. Então, preciso perceber se “essa ligação terá sucesso?”.
    Um dos grandes ensinamentos desse livro é sobre a arte de aprender a ouvir. Além de ajudar as outras pessoas, é uma forma eficiente de se ajudar a si mesmo. Ser um bom ouvinte pode favorecer o desenvolvimento da criação de relacionamentos mais sólidos dentro da empresa.

 

 

 

(Fonte: site Human Resources Portugal)

 

Mais Recentes

O novo ano está mesmo a chegar e são estes os signos que vão ganhar muito dinheiro em 2025

há 7 minutos

Arts Hotel Porto inaugura exposição coletiva de pintura

há 1 hora

Por pouco mais de 1 euro adeus ao suor e ao mau cheiro. Mas despache-se: já há filas na Mercadona à procura deste desodorizante maravilha

há 1 hora

WhatsApp anuncia nova função para transcrever áudios: saiba como a ativar

há 2 horas

O significado da capa “framboesa” e do vestido preto da Rainha Letizia no retrato barroco de Annie Leibovitz

há 2 horas

A marca coreana de cuidados para a pele mais viral do TikTok já chegou a Portugal

há 2 horas

O melhor ‘Lip Gloss’ está na Mercadona: por 4 euros consiga uns lábios maiores e mais brilhantes

há 2 horas

Capital Verde Europeia 2026 é portuguesa

há 2 horas

Óbito: Morreu Jim Abrahams, realizador de Aeroplano ou Aonde é que Pára a Polícia?

há 4 horas

Óbito: Morreu John Tinniswood, o homem mais venho do mundo

há 4 horas

Óbito: morreu o farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde

há 4 horas

Cancro da próstata: testemunho de José Graça, vice-presidente da Associação Portuguesa de Doentes da Próstata

há 4 horas

Celebre o Natal em grande: se fizer a sua reserva nestes restaurantes até dia 30 de novembro tem 15% de desconto

há 5 horas

Sonha com a altura em que pode ir para a reforma? Saiba que nestes países pode reformar-se bem mais cedo do que em Portugal

há 5 horas

Cancro da próstata: «À medida que a esperança média de vida aumenta, observa-se um aumento da incidência e da mortalidade», Rui Diniz, oncologista

há 5 horas

«Réveillon inesquecível» é a garantia do Lisbon Marriott Hotel para a última noite do ano

há 5 horas

Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal junta-se ao IPO do Porto para estudar doentes da próstata em estadios precoces da doença

há 5 horas

A Padaria Portuguesa tem cá uma lata! E com ela dá música aos clientes

há 6 horas

O robot de cozinha mais completo e avançado regressa ao Lidl e está 150 euros mais barato

há 6 horas

Zona: cerca de 63 mil portugueses foram diagnosticados com a doença no último ano

há 6 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.