Partilhar

Cinco benefícios da prática de exercício em mulheres com cancro da mama

Deve a mulher com cancro da mama, nas diferentes fases do seu tratamento, estar menos ativa para “poupar energia”?

25 Outubro 2023
Sandra M. Pinto

Sofia Viamonte, diretora do Centro de Reabilitação do Norte do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia Espinho e que é também coordenadora do programa ONCOMOVE, que dinamiza a campanha “Mais vida e em equilíbrio com o cancro da mama”, garante que não, sendo esse um mito que é preciso combater. “É uma ideia errada e a ciência tem demonstrado isso mesmo.

Ou seja, temos cada vez mais estudos científicos que nos indicam que o exercício, adaptado a cada caso e devidamente acompanhado por especialistas, traz inúmeros benefícios, como a redução da fadiga, da ansiedade e de outros sintomas associados aos efeitos adversos dos tratamentos, o que se traduz num aumento da qualidade de vida”, sublinha.

Um novo ensaio clínico, publicado, este mês, na JAMA Cardiology, uma das revistas internacionais mais importantes na área da Cardiologia, vem adicionar evidência científica à que já existe sobre este tema. Sofia Viamonte, investigadora principal deste ensaio, assegura que o exercício físico demonstrou ser seguro e vantajoso, mesmo nos sobreviventes de cancro com elevado risco cardiovascular.

A especialista em Medicina Física e de Reabilitação revela que este estudo envolveu 80 sobreviventes de diversos tipos de cancro, entre os quais o cancro da mama, e que os resultados da investigação sugerem que um programa de reabilitação cardio-oncológica (que tem o exercício como principal componente) se associa a melhoria na aptidão cardiorrespiratória e no controlo de fatores de risco cardiovascular.

“Além disso, mostrou também resultados positivos na adesão ao exercício, no estado psicoemocional dos doentes e na qualidade de vida. Assim, este ensaio concluiu que os programas de reabilitação cardio-oncológica são eficazes, e que podem ser integrados no tratamento destes doentes, mesmo nos que apresentam quadros mais complexos e desafiantes”, explica.

Para quebrar mitos e barreiras, não só junto das mulheres que vivem com e para além do cancro, mas também junto da sociedade civil e os órgãos decisores, Sofia Viamonte apresenta cinco motivos para que as mulheres com cancro da mama e sobreviventes, pratiquem exercício acompanhado e supervisionado por especialistas:

Melhor qualidade de vida. O exercício físico regular vai traduzir-se em melhor qualidade de vida para as mulheres que vivem com e para além do cancro da mama, contribuindo para reduzir os sintomas de fadiga, ansiedade e depressão. Este bem-estar permitirá à mulher sentir-se mais estimulada a participar ativamente nas atividades do quotidiano e na vida familiar e profissional.

Melhor composição corporal. O exercício físico, aliado a uma alimentação saudável, pode ajudar a melhorar a composição corporal, com ganhos ao nível da massa muscular e perda de gordura. Pode ainda minimizar a perda de densidade óssea e os sintomas associados à menopausa induzida pelo tratamento. Um estilo de vida saudável vai ajudar a manter um peso mais saudável, impactando de forma positiva a saúde geral da mulher e a sua autoestima.

Menos efeitos adversos durante o tratamento. Está comprovado que o exercício físico pode ajudar a reduzir o número e a gravidade dos efeitos secundários dos tratamentos e sintomas como a dor, fadiga, distúrbios do sono ou comprometimento cognitivo. Favorece ainda a recuperação pós-cirúrgica.

Aumento da sobrevivência. Alguns estudos científicos indicam que o exercício físico regular após o diagnóstico de cancro da mama pode estar associado a uma maior taxa de sobrevida. Este aumento de esperança de vida parece também correlacionar-se com os níveis de aptidão física alcançados.

Diminuição do risco de recorrência. A prática regular de exercício físico pode estar associada a uma redução no risco de recidiva do cancro da mama.

A campanha “Mais vida e em equilíbrio com o cancro da mama” está a ser dinamizada, até final de outubro, pela Associação de Investigação de Cuidados de Suporte em Oncologia (AICSO), através do programa ONCOMOVE, que inclui diversos projetos de investigação, formação e ação comunitária, para integrar o exercício físico no plano de tratamento dos doentes que vivem com e para além do cancro. A iniciativa conta com o apoio de diversos parceiros* na área da Saúde, entre os quais os serviços de Oncologia de cinco unidades hospitalares.

PRÓXIMAS AULAS DE EXERCÍCIO FÍSICO

29/10/2023 – 15h00 – Ginásio do Hospital de Faro – Centro Hospitalar Universitário do Algarve

30/10/2023 – 15h30 – IPO Coimbra (Piso 0 do Edifício de Cuidados Paliativos)

Mais Recentes

Animais de estimação nos transportes público: conheça as regras e evite as multas

há 4 horas

O pó de talco causa ou não cancro de ovário?

há 5 horas

Óbito: Morreu o músico jamaicano Max Romeo, lenda do reggae

há 7 horas

Óbito: Morreu Michael Halbye, vice-presidente da Lego, em acidente de esqui nos Alpes suíços

há 7 horas

Cinco distritos sob aviso amarelo, mas o motivo não é a chuva (ou o vento)

há 7 horas

Imposto municipal sobre imóveis: saiba se está isento

há 7 horas

Especialistas alertam: «este alimento simples é o grande “assassino” do cérebro»

há 8 horas

Nutricionista revela: «este é o segredo para fazer uma pizza saudável, mas diga adeus a este ingrediente»

há 8 horas

Entrevista: «Wegovy é um extraordinário medicamento para o tratamento da obesidade», Miguel Vasques, endocrinologista

há 9 horas

Artrite reumatoide: «A reabilitação é um processo de longo prazo, dependendo do grau e tipo de deformidade e atividade da doença», Tiago Lopes, médico fisiatra

há 9 horas

Com 51% de “traidores” este é o país mais infiel do planeta, revela um estudo

há 9 horas

Feriados à vista: experiências únicas em Lisboa e Porto

há 10 horas

Prazer sexual: importa esclarecer os mitos culturais para uma experiência plena (e satisfatória)

há 10 horas

Perigos da Páscoa: como garantir a segurança do animal de companhia nesta época

há 12 horas

IRS: 4 guias que esclarecem todas as dúvidas antes de preencher a declaração

há 12 horas

O segredo mais bem guardado dos talhantes: «não é bonito, mas este é o bife mais macio»

há 12 horas

Lidl faz alteração nas caixas dos supermercados e a novidade está a deixar os clientes “nervosos”

há 12 horas

Lembra-se do Toblerone? Diga adeus ao chocolate mais tradicional: controvérsia força mudanças imediatas

há 13 horas

Trocar a chuva pelo sol: cidades a não perder esta Primavera

há 13 horas

A doença comum que pode causar Alzheimer e afeta mais da metade da população

há 13 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.