Partilhar

Portugueses são dos europeus mais preocupados com a redução da pegada ecológica, revela estudo

Conheça os resultados desta investigação.

14 Novembro 2023
Sandra M. Pinto

80% dos portugueses estão preocupados com a redução da pegada ecológica, acima da média europeia de 78%, de acordo com o primeiro inquérito da Europ Assistance sobre atitudes e hábitos ambientais dos europeus.

Esta é uma das conclusões do 1º Barómetro Europeu ESG (Environment, Social & Governance) da Europ Assistance, realizado pela Adwise, através de um inquérito online a 7.000 indivíduos (amostras nacionais representativas de 1.000 pessoas por país) na Europa (Portugal, Espanha, França, Bélgica, Itália, Alemanha e Áustria). O estudo foi realizado entre meados de julho e meados de agosto de 2023.

O inquérito revela que os portugueses são dos que têm maiores preocupações com a pegada de carbono, mas consideram que ações drásticas para reduzir as emissões de CO2 devem exigir um maior apoio das instituições públicas e privadas. Comportamentos como a redução do consumo de energia, redução dos resíduos e a reciclagem são os mais adotados pela população nacional, no entanto sentem falta de apoio por parte das várias entidades e consideram as normas e obrigações ecológicas úteis, mas não alcançáveis sem assistência financeira.

Existem diferentes níveis de preocupação consoante o país, sendo os austríacos, os italianos e os portugueses os mais sensíveis a estas acções. Globalmente, a maioria das ações mais simples já foram implementadas (gestão de resíduos, redução do consumo de energia, pequenas reparações). Contudo, quando as ações implicam custos mais elevados (isolamento, renovação…) o nível de implementação é mais baixo.

Entre as acções ainda não implementadas, um melhor controlo do consumo de energia, por exemplo, através da instalação de energias renováveis, é o desejo da maioria dos europeus, sobretudo no Sul da Europa.

As acções ecológicas são realizadas principalmente para poupar dinheiro e o ambiente, com o objetivo de salvar o planeta.

Portugal também se destaca na ideia que a seguradora é claramente a entidade mais legítima para propor uma cobertura contra riscos climáticos (69% contra uma média europeia de 65%). Quando está em causa o serviço de reparação de eletrodoméstico, os portugueses também são os que manifestam maior interesse em que seja uma seguradora a prestar essa assistência.

No entanto, 40% a 50% da maioria dos países europeus estão dispostos a pagar mais de 6 euros por mês por um plano de proteção que permita reparar todos os aparelhos, em caso de avaria, exceto em Portugal, onde a disponibilidade é para pagar até 5 euros ou menos.

De acordo com este barómetro, há uma oportunidade para que empresas públicas e privadas estejam mais presentes na vida das pessoas que querem optar por um modo de vista mais sustentável, sendo que o serviço de reparação de emergência para manter os eletrodomésticos o maior tempo possível e o aconselhamento sobre como obter subsídios são os dois serviços ESG que mais seduzem.

Num contexto de perturbação climática, de inflação, de desconhecimento das soluções e subsídios existentes e de sensibilização crescente para a necessidade de reduzir a nossa pegada ecológica, existe um paradoxo entre “fazer alguma coisa” e “não querer investir mais” (o que se nota menos no caso dos mais jovens). Assim, os europeus concentram-se no que podem fazer a curto prazo e parecem estar a adiar os investimentos estruturais.

Foto: freepik

Mais Recentes

Proteja a sua casa da energia de vizinhos tóxicos e negativos: quer saber como?

há 2 horas

O novo ano está mesmo a chegar e são estes os signos que vão ganhar muito dinheiro em 2025

há 2 horas

Arts Hotel Porto inaugura exposição coletiva de pintura

há 3 horas

Por pouco mais de 1 euro adeus ao suor e ao mau cheiro. Mas despache-se: já há filas na Mercadona à procura deste desodorizante maravilha

há 3 horas

WhatsApp anuncia nova função para transcrever áudios: saiba como a ativar

há 4 horas

O significado da capa “framboesa” e do vestido preto da Rainha Letizia no retrato barroco de Annie Leibovitz

há 4 horas

A marca coreana de cuidados para a pele mais viral do TikTok já chegou a Portugal

há 4 horas

O melhor ‘Lip Gloss’ está na Mercadona: por 4 euros consiga uns lábios maiores e mais brilhantes

há 4 horas

Capital Verde Europeia 2026 é portuguesa

há 4 horas

Óbito: Morreu Jim Abrahams, realizador de Aeroplano ou Aonde é que Pára a Polícia?

há 6 horas

Óbito: Morreu John Tinniswood, o homem mais venho do mundo

há 6 horas

Óbito: morreu o farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde

há 6 horas

Cancro da próstata: testemunho de José Graça, vice-presidente da Associação Portuguesa de Doentes da Próstata

há 7 horas

Celebre o Natal em grande: se fizer a sua reserva nestes restaurantes até dia 30 de novembro tem 15% de desconto

há 7 horas

Sonha com a altura em que pode ir para a reforma? Saiba que nestes países pode reformar-se bem mais cedo do que em Portugal

há 7 horas

Cancro da próstata: «À medida que a esperança média de vida aumenta, observa-se um aumento da incidência e da mortalidade», Rui Diniz, oncologista

há 7 horas

«Réveillon inesquecível» é a garantia do Lisbon Marriott Hotel para a última noite do ano

há 7 horas

Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal junta-se ao IPO do Porto para estudar doentes da próstata em estadios precoces da doença

há 7 horas

A Padaria Portuguesa tem cá uma lata! E com ela dá música aos clientes

há 8 horas

O robot de cozinha mais completo e avançado regressa ao Lidl e está 150 euros mais barato

há 8 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.