O aeroporto Humberto Delgado, localizado em Lisboa, foi considerado o quarto pior do mundo pelo Global Airport Ranking,
O relatório foi divulgado hoje pela AirHelp. Piores do que o aeroporto Humberto Delgado estão os aeroportos de Gatwick, em Londres, de Malta e Banjarmasin Syamsudin Noor, na Indonésia.
É no Porto que se encontra o melhor aeroporto português, com uma pontuação global de 7,52: 7,10 na pontualidade; 8,10 na consideração dos clientes e 8,10 na qualidade da sua área de restauração e lojas. No entanto, e comparando com os resultados do ano anterior, o Aeroporto do Porto teve uma queda de 37 lugares, uma vez que em 2022 se encontrava na posição 54.
Em segundo lugar, o Aeroporto de Faro encontra-se em 137ª posição, com uma pontuação global de 7,24. Por sua vez, o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, é o pior aeroporto de Portugal, com uma classificação de 6,48 (5,17 na pontualidade; 7,30 na consideração dos clientes e 8,00 na qualidade da sua área de restauração e lojas), e surge no fim do ranking – no 191º lugar, num total de 194 aeroportos analisados. Quando comparado com o ano anterior, o Aeroporto de Lisboa apresenta uma queda de 48 posições, dado que em 2022 se encontrava em 143ª.
Importa ainda referir que, pela primeira vez, os Aeroportos da Madeira e dos Açores foram avaliados e tiveram uma entrada diretamente no ranking. O Aeroporto Cristiano Ronaldo (Funchal, Madeira) encontra-se na 148ª posição com uma pontuação global de 7,12. Já o Aeroporto João Paulo II (Ponta Delgada, Açores) está 19 posições abaixo (no 167º lugar) e conseguiu uma pontuação global de 6,94.
Neste ranking são apresentados as melhores companhias aéreas e os melhores aeroportos do mundo. A classificação AirHelp Score baseia-se em dados de companhias aéreas e aeroportos de todo o mundo e é considerado o mais abrangente e preciso da área. Nesta classificação, a AirHelp avalia a excelência do serviço, a pontualidade, o processamento de reclamações e a qualidade das instalações de restauração e de lojas do aeroporto.
No topo do ranking anual da AirHelp está o Aeroporto Internacional de Mascate, em Omã, que ocupa o primeiro lugar.