Partilhar

Revelado ranking das melhores companhias aéreas do mundo. Há portuguesas na lista

Descubra em que posições.

11 Dezembro 2023
Sandra M. Pinto

AirHelp, apresentou os resultados do seu ranking anual AirHelp Score 2023 onde avalia a performance de várias companhias aéreas e aeroportos a nível mundial.

A classificação AirHelp Score, que existe desde 2015 (tendo sido interrompida no período da pandemia de Covid-19), baseia-se em dados de companhias aéreas e aeroportos de todo o mundo e é considerado o mais abrangente e preciso da área. Nesta classificação, a AirHelp avalia a excelência do serviço, a pontualidade, o processamento de reclamações e a qualidade das instalações de restauração e de lojas do aeroporto.

Portugal: TAP Air Portugal em 31º lugar

Em contínuo contraciclo com as notícias mais recentes, a companhia aérea portuguesa TAP continua a apresentar uma subida no ranking. Se em 2022 tinha apresentado uma melhoria significativa na sua classificação quando comparado com o AirHelp Score 2019este ano o mesmo se volta a verificar. Apesar de ter piorado a sua pontuação na pontualidade (5,70), melhorou nas outras duas áreas – qualidade do serviço (7,90) e gestão de reclamações (7,80).

Pela primeira vez, o AirHelp Score analisou também a performance da SATA Azores Airlines. Esta companhia aérea portuguesa entrou diretamente para a 76ª posição (em 83 companhias analisadas) com uma pontuação global de 5,71 (pontualidade: 6,90; qualidade do serviço: 7,70; e gestão de reclamações: 2,25).

Companhias Aéreas melhor classificadas

Qatar Airways é novamente eleita como a melhor companhia aérea do mundo, segundo o ranking da AirHelp. Esta companhia mantém a sua posição desde 2018 e alcançou, este ano, uma pontuação global de 8,38: 8,80 na consideração do cliente; 8,00 no tratamento de reclamações e 8,40 na pontualidade. Em segundo lugar está a Eurowings, que obteve 8,27 pontos no total. A companhia aérea polaca LOT Polish está em terceiro lugar, com uma pontuação de 8,11. As três companhias aéreas têm-se distinguido devido ao processamento consistente e eficaz das reclamações dos passageiros, à elevada pontualidade e à elevada classificação dos clientes.

Na edição de 2023, com exceção da Qatar Airways – que mantém a sua posição de topo há largos anos – há mudanças significativas no topo da classificação em comparação com a última classificação em 2022. A LOT Polish Airlines, a All Nippon Airways e a Widerøe Airlines entraram no top dez, deixando para trás companhias aéreas como a Qantas (terceira posição em 2022), a LATAM Airlines (quinta posição em 2022) e a Japan Airlines (nona posição em 2022). A companhia aérea norueguesa Widerøe entra na pontuação da AirHelp pela primeira vez, ocupando diretamente a nona posição. A Eurowings, que ocupava o sexto lugar em 2022, subiu para o segundo lugar este ano, graças a uma melhoria considerável da pontualidade dos seus voos.

Duas outras companhias aéreas que se destacam pelo seu bom desempenho em 2023 são a finlandesa Finnair e a Atlantic Airways, que registam as maiores subidas – da 27ª para a 13ª e da 35ª para a 21ª, respetivamente.

A British Airways, por outro lado, cai do 47º lugar em 2022 para o 82º em 2023, ocupando o penúltimo lugar do ranking (82ª posição).

Como é realizado o AirHelp Score?

AirHelp Score 2023 é o décimo relatório da organização desde que esta iniciou as suas avaliações em 2015. Este estudo é desenvolvido pela AirHelp combinando os seus conhecimentos profissionais e perícia industrial para fornecer aos passageiros aéreos as melhores informações possíveis para as melhores experiências de voo: indicações de como serão as suas experiências em diferentes aeroportos em todo o mundo; bem como previsões de como serão tratados em circunstâncias normais pelas várias companhias aéreas e o que esperar caso os voos sejam cancelados ou sofram atrasos.

Para determinar a classificação das companhias aéreas, a AirHelp considera três áreas: processamento de reclamações, pontualidade e qualidade do serviço. Para conhecer a metodologia 2023 AirHelp Score, clique aqui.

Mais Recentes

Opinião: «A importância da atividade física para a saúde do fígado», Paula Peixe, médica

há 4 minutos

Saiba como economizar o consumo de energia usando a mudança da hora

há 23 minutos

Descobrimos o creme da Mercadona perfeito para tratar os sinais de envelhecimento: custa 5 euros

há 44 minutos

Óbito: Morreu o ex-ministro da Saúde e médico Paulo Mendo

há 1 hora

Reduza a conta de água esta primavera com este truque simples 

há 1 hora

O enlatado recomendado pelos nutricionistas: baixo em calorias e cheio de antioxidantes

há 1 hora

Ovos escondidos e sabores revelados: vai ser assim este almoço de Páscoa

há 2 horas

Tunísia mais próxima dos viajantes portugueses e esta é a razão

há 2 horas

Rede Trofa Saúde inaugura clínica em Marco de Canaveses

há 2 horas

Um brunch buffet e uma caça ao ovo: neste hotel a Páscoa é em família

há 2 horas

O Majestic Princess sai de doca seca com novos e renovados espaços

há 2 horas

A primavera chegou e estas são as flores ideais para ter em casa

há 3 horas

Mais de 50 anos: cuidados que deve ter ao praticar exercício físico

há 3 horas

3 dicas importantes para treinar os músculos depois dos 50 anos

há 4 horas

Primavera: saiba como proteger os animais de companhia na época das alergias

há 4 horas

Portugueses no Top 5 das estadias em alojamento local

há 4 horas

Federação Portuguesa do Pulmão quer avanço nos rastreios e fim do subdiagnóstico

há 5 horas

Turismo em massa em Portugal ameaça identidade da gastronomia local

há 6 horas

Conversas de Psicologia regressam a Coimbra com mais de dez oradores principais

há 6 horas

Estudo publicado na revista Nature revela impacto oculto das atividades humanas na natureza

há 19 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.