A AirHelp, apresentou os resultados do seu ranking anual AirHelp Score 2023 onde avalia a performance de várias companhias aéreas e aeroportos a nível mundial.
A classificação AirHelp Score, que existe desde 2015 (tendo sido interrompida no período da pandemia de Covid-19), baseia-se em dados de companhias aéreas e aeroportos de todo o mundo e é considerado o mais abrangente e preciso da área. Nesta classificação, a AirHelp avalia a excelência do serviço, a pontualidade, o processamento de reclamações e a qualidade das instalações de restauração e de lojas do aeroporto.
Portugal: TAP Air Portugal em 31º lugar
Em contínuo contraciclo com as notícias mais recentes, a companhia aérea portuguesa TAP continua a apresentar uma subida no ranking. Se em 2022 tinha apresentado uma melhoria significativa na sua classificação quando comparado com o AirHelp Score 2019, este ano o mesmo se volta a verificar. Apesar de ter piorado a sua pontuação na pontualidade (5,70), melhorou nas outras duas áreas – qualidade do serviço (7,90) e gestão de reclamações (7,80).
Pela primeira vez, o AirHelp Score analisou também a performance da SATA Azores Airlines. Esta companhia aérea portuguesa entrou diretamente para a 76ª posição (em 83 companhias analisadas) com uma pontuação global de 5,71 (pontualidade: 6,90; qualidade do serviço: 7,70; e gestão de reclamações: 2,25).
Companhias Aéreas melhor classificadas
A Qatar Airways é novamente eleita como a melhor companhia aérea do mundo, segundo o ranking da AirHelp. Esta companhia mantém a sua posição desde 2018 e alcançou, este ano, uma pontuação global de 8,38: 8,80 na consideração do cliente; 8,00 no tratamento de reclamações e 8,40 na pontualidade. Em segundo lugar está a Eurowings, que obteve 8,27 pontos no total. A companhia aérea polaca LOT Polish está em terceiro lugar, com uma pontuação de 8,11. As três companhias aéreas têm-se distinguido devido ao processamento consistente e eficaz das reclamações dos passageiros, à elevada pontualidade e à elevada classificação dos clientes.
Na edição de 2023, com exceção da Qatar Airways – que mantém a sua posição de topo há largos anos – há mudanças significativas no topo da classificação em comparação com a última classificação em 2022. A LOT Polish Airlines, a All Nippon Airways e a Widerøe Airlines entraram no top dez, deixando para trás companhias aéreas como a Qantas (terceira posição em 2022), a LATAM Airlines (quinta posição em 2022) e a Japan Airlines (nona posição em 2022). A companhia aérea norueguesa Widerøe entra na pontuação da AirHelp pela primeira vez, ocupando diretamente a nona posição. A Eurowings, que ocupava o sexto lugar em 2022, subiu para o segundo lugar este ano, graças a uma melhoria considerável da pontualidade dos seus voos.
Duas outras companhias aéreas que se destacam pelo seu bom desempenho em 2023 são a finlandesa Finnair e a Atlantic Airways, que registam as maiores subidas – da 27ª para a 13ª e da 35ª para a 21ª, respetivamente.
A British Airways, por outro lado, cai do 47º lugar em 2022 para o 82º em 2023, ocupando o penúltimo lugar do ranking (82ª posição).
Como é realizado o AirHelp Score?
O AirHelp Score 2023 é o décimo relatório da organização desde que esta iniciou as suas avaliações em 2015. Este estudo é desenvolvido pela AirHelp combinando os seus conhecimentos profissionais e perícia industrial para fornecer aos passageiros aéreos as melhores informações possíveis para as melhores experiências de voo: indicações de como serão as suas experiências em diferentes aeroportos em todo o mundo; bem como previsões de como serão tratados em circunstâncias normais pelas várias companhias aéreas e o que esperar caso os voos sejam cancelados ou sofram atrasos.
Para determinar a classificação das companhias aéreas, a AirHelp considera três áreas: processamento de reclamações, pontualidade e qualidade do serviço. Para conhecer a metodologia 2023 AirHelp Score, clique aqui.