Partilhar

À mesa das Aldeias Históricas de Portugal: uma viagem de sabores e histórias

Com 420 páginas, a Carta Gastronómica “Receitas que Contam Histórias – Gastronomia e Vinhos das Aldeias Históricas de Portugal” assume-se como um documento histórico de extraordinário valor: para além de registar as tradições mais antigas e os costumes culinários das 12 aldeias da Beira Interior, captura o saber-fazer que torna a gastronomia da região uma experiência incomparável, em harmonização perfeita com os seus vinhos.

18 Dezembro 2023
Sandra M. Pinto

Este receituário, quase tão antigo quanto as nossas origens, pode agora habitar as nossas casas, inspirando os nossos pratos com os sabores e aromas das 12 Aldeias Históricas de Portugal. Editada pela Leya, a Carta Gastronómica “Receitas que Contam Histórias – Gastronomia e Vinhos das Aldeias Históricas de Portugal” já pode ser adquirida na Livraria Buchholz e online, em sites como as da Leya, Almedina, FNAC ou WOOK.

A Carta Gastronómica “Receitas que Contam Histórias – Gastronomia e Vinhos das Aldeias Históricas de Portugal” foi baseada numa intensa pesquisa no campo da arqueologia alimentar. Durante três meses, muitos dos residentes das 12 Aldeias Históricas de Portugal, sobretudo os mais idosos, foram entrevistados no terreno pela investigadora e professora Olga Cavaleiro, tendo sido possível reunir conhecimentos detalhados, práticas culinárias, tradições que deram origem a receitas únicas e produtos endémicos profundamente enraizados no contexto local. Foram também resgatadas receitas que atualmente só existem na memória dos residentes, evitando assim que se percam no tempo. Mas mais do que apenas catalogar uma coleção de receitas, esta iniciativa proporcionou a oportunidade de compreender a cultura alimentar local e inseri-la num contexto gastronómico que enriquece o património imaterial das Aldeias Históricas de Portugal.

Mas se o extraordinário legado gastronómico das Aldeias Históricas de Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso fica, assim, imortalizado num documento que perdurará na história, a verdade é que, esta iniciativa da Associação de Desenvolvimento Turístico das Aldeias Históricas de Portugal (AHP-ADT), também está a ter impacto na restauração do território.

Com efeito, parte das receitas da Carta Gastronómica já estão disponíveis em 14 restaurantes que, formalmente, aderiram ao projeto, depois de passarem por um processo de formação e de certificação. Ou seja, uma iniciativa que também enriquece a oferta turística das Aldeias Históricas de Portugal, pela sua capacidade de criar valor e empregos, bem como de preservar ou até revitalizar culturas locais e produtos endémicos. Um projeto que está alinhado com a “Estratégia Farm to Fork” no âmago do Pacto Ecológico Europeu, com o objetivo de tornar os sistemas alimentares justos, saudáveis e sustentáveis.

A Carta Gastronómica “Receitas que Contam Histórias – Gastronomia e Vinhos das Aldeias Históricas de Portugal” foi lançada na Livraria Buchholz em Lisboa e contou com a presença, entre outros, de Nuno Fazenda, Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços; Carlos Ascensão, Presidente das Aldeias Históricas de Portugal; Dalila Dias, Coordenadora Executiva das Aldeias Históricas de Portugal; Olga Cavaleiro, a investigadora e autora da Carta Gastronómica; o chef estrela Michelin João Rodrigues; Rodolfo Baldaia de Queirós, Presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI); e Carla Pinheiro, representante da Leya Portugal.

Durante o lançamento e a apresentação à imprensa da Carta Gastronómica, as Aldeias Históricas de Portugal também revelaram, pela primeira vez, o seu novo filme promocional, enfatizando a estratégia da rede de promover um destino equilibrado, social, económica e ambientalmente, transmitindo a importância desses valores tanto aos residentes quanto aos visitantes.

Mais Recentes

Brunch buffet e diversão garantida para toda a família: mais uma sugestão para a Páscoa

há 35 minutos

La Mafia se sienta a la mesa lança cocktails primaveris e harmonizações de autor

há 2 horas

Salutem junta-se à Corrida Sempre Mulher

há 3 horas

Mama Loves Easter: um brunch de Páscoa para toda a família

há 5 horas

Celebre a Páscoa com experiências memoráveis em Portugal, no Brasil e em Itália

há 6 horas

Pode não ser fácil mas faz bem: conheça os benefícios de um duche gelado

há 23 horas

Dicas simples e rápidas para retirar o excesso de sal do bacalhau

há 23 horas

Nem todos os dias, nem todos os meses: é esta a periodicidade com que deve limpar os ouvidos

há 23 horas

Envelhecer é inevitável, mas ficar “velho” é uma escolha: vida após os 60 anos

há 24 horas

Nunca se esqueça: estas são as 5 coisas que o vão ajudar a proteger a sua saúde

há 24 horas

5 coisas que precisa de saber sobre a importância de ser uma pessoa autêntica

há 1 dia

Com este truque alemão elimine as manchas de humidade e o mofo das paredes

há 1 dia

Especialista recomenda estes três produtos da Mercadona para tratamento da pele

há 1 dia

Como bloquear chamadas indesejadas e por um fim ao spam

há 1 dia

Nem banana, nem maçã: esta é a fruta que deve comer diariamente se quiser ter cabelos fortes

há 1 dia

Páscoa ganha vida em Cascais com música, cor e aventura

há 1 dia

Páscoa à italiana com sabor a mar: harmonia perfeita entre a cozinha italiana e os costumes portugueses

há 1 dia

Cabrito pascal: uma tradição com quase meio século

há 1 dia

Aneurisma dissecante da aorta: conheça a condição que levou à morte de famosa jornalista brasileira

há 1 dia

Fortaleça os ossos com estes 12 alimentos ricos em cálcio

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.