Pode até já conhecer alguns dos benefícios associados à prática regular de exercício físico. No entanto, é provável que se sinta algo intimidado pela necessidade de alocar grande parte do seu tempo a esta atividade.
Habitualmente é recomendado pelo menos 30 minutos diários de atividade aeróbica moderada. Para muitos isto significa um compromisso demasiado grande e difícil de cumprir. Mas será que é possível apenas com um minuto por dia e obter bons resultados?
Pode parecer muito pouco tempo, todavia é possível concluir diversos tipos de exercícios em apenas um minuto. 20 segundos para levantar e baixar calcanhares; 20 segundos para fletir os joelhos; 20 segundos a levantar pesos; e assim sucessivamente.
Apenas um minuto deste tipo de exercícios ou um simples passeio de 5 minutos a pé, são exemplos básicos capazes de o fazer sentir imediatamente melhor. Eis alguns fatores que explicam esta situação.
- O exercício físico fortalece a nossa atividade cerebral
Estudos realizados pela Texas Tech University revelaram que o exercício físico contribui para a libertação e produção de uma proteína no cérebro capaz de estimular e aumentar as sinapses entre os diferentes neurónios. Sendo ainda capaz de aumentar a nossa memória e o tamanho da região do hipocampo. Assim se compreende a forma como a atividade física pode estar associada a uma melhoria das nossas funções cognitivas.
- O exercício físico fortalece o nosso sistema imunitário
Estudos realizados pela University of Illinois demonstraram a forma como uma atividade física moderada pode ser responsável por um aumento da proteção e vigilância assegurada pelos nossos glóbulos brancos. Com um maior exercício físico, estas importantes células passam a circular mais facilmente pela corrente sanguínea conseguindo eliminar mais eficazmente quaisquer vírus e bactérias.
- O exercício físico ajuda a baixar a nossa pressão arterial
Uma equipa de investigadores do Karolinska Institute of Stockholm foi capaz de demonstrar a forma como o exercício físico contribui para o aumento do número e densidade dos vasos sanguíneos capilares nos músculos. Esta ação permite diminuir a pressão arterial no nosso organismo. Para além disto, o exercício estimula ainda a produção de óxido nítrico nos vasos sanguíneos, “forçando-os” a dilatar, o que permite distribuir mais sangue para os diferentes órgãos.
- O exercício físico estimula a produção de diversas hormonas
Um grupo de investigadores da University of Copenhagen comprovou a forma como o exercício estimula a síntese de inúmeras hormonas de crescimento, cortisol, beta-endorfinas, estrogênio, testosterona, etc.
As hormonas de crescimento fomentam a regeneração celular. O cortisol reduz a inflamação e as beta-endorfinas permitem-nos relaxar. Já as hormonas estrogênio e testosterona são essenciais para a nossa capacidade reprodutiva, podendo adicionalmente contribuir para a nossa saúde óssea.