O arroz branco é obtido a partir de um refinado processo no qual farelo e gérmen são retirados do grão. E é justamente aí que surge o alerta dos especialistas: ao remover essas partes, perdem-se as fibras e nutrientes essenciais, deixando o alimento com um elevado índice glicémico.
Uma investigação que compreendeu a análise de 19 pesquisas anteriores, destacou um aumento de 11% no risco de desenvolvimento de diabetes Tipo 2 em pessoas que consumiam arroz branco frequentemente.
Por que é que isso acontece?
A resposta está na rapidez com que os alimentos de alto índice glicémico, como o arroz branco, são digeridos, provocando elevações nos níveis de açúcar no sangue e, com o tempo, podendo pressionar o pâncreas e desencadear resistência à insulina.
O estudo também sugere uma solução simples e igualmente saborosa: substituir parte do consumo de arroz branco pelo integral. O arroz integral preserva o farelo e o gérmen, sendo mais nutritivo e oferecendo uma digestão mais lenta. Dessa forma, ao trocar 50% do arroz branco pelo integral, é possível reduzir o risco de diabetes até 16%.