Lavar ou não o arroz, quem tem razão?
De acordo com o Science Alert que cita especialistas, a pré-lavagem do arroz reduz a quantidade de amido proveniente dos grãos. Por isso é que a água fica turva. Estudos demonstraram que o amido livre (amilose) presente na superfície do grão de arroz é produzido através do processo de moagem. A lavagem, regra geral, é recomendada quando se vão cozinhar pratos onde se pretende que o arroz fique mais solto.
Um estudo recente comparou o efeito da lavagem na dureza ou pegajosidade de três tipos diferentes de arroz (glutinoso, jasmim e grão médio).
Para tal foram realizados três testes: não foram lavados, foram lavados três vezes com água ou foram lavados até dez vezes.
Ao contrário do que os chefs defende, este estudo mostrou que o processo de lavagem não teve efeito na viscosidade (ou dureza) do arroz. Tal acontece porque a viscosidade não se deve ao amido superficial (amilose), mas sim a um amido diferente chamado amilopectina.
Assim, é a variedade de arroz, e não a sua lavagem, que é crítica para a viscosidade.
Com a utilização intensiva de plásticos na cadeia de abastecimento alimentar, foram encontrados microplásticos nos alimentos, incluindo no arroz. Tradicionalmente, o arroz era lavado para remover poeira, insetos, pedaços de casca, etc.
Foi demonstrado que o processo de lavagem enxágua até 20% dos plásticos do arroz cruO acima referido estudo descobriu que, independentemente da embalagem (sacos de plástico ou papel) em que se compra o arroz, o nível de microplásticos é o mesmo.
Os investigadores também mostraram que o teor de plástico no arroz instantâneo era quatro vezes maior do que no arroz cru. Se enxaguar previamente o arroz instantâneo, poderá reduzir os plásticos em 40%.
Mas há mais…
O arroz também é conhecido por conter níveis relativamente elevados de arsênico. Foi demonstrado que lavar o arroz remove cerca de 90% do arsênico bio acessível, mas que também remove uma série de outros nutrientes importantes para a saúde, incluindo cobre, ferro, zinco e vanádio.
Lavar o arroz previne bactérias? Não.
Lavar o arroz não afetará o conteúdo bacteriano do arroz cozido, pois as altas temperaturas da cozedura matarão qualquer bactéria presente. O que é mais preocupante acontece quando se armazena arroz cozido ou arroz lavado à temperatura ambiente.
Evite manter o arroz lavado ou cozido à temperatura ambiente por muito tempo Se o arroz molhado ou cozido for mantido à temperatura ambiente, isso pode ativar esporos bacterianos que começam a crescer.
Essas bactérias produzem toxinas que não podem ser inativadas pelo cozimento ou reaquecimento, r que podem causar doenças gastrointestinais graves.